Pular para o conteúdo principal

Lançamento da Coletânea "O jongo em três pontos" será no dia 28

Felipe Gelani (Estagiário de Jornalismo)

O box de DVDs da coleção "O jongo em três pontos" será lançado nesta sexta-feira, 28 de novembro, às 14h, em evento no auditório da Pós-Graduação de História, no 5º andar do Bloco O, no Campus do Gragoatá. A coleção reúne os documentários "Saravá jongueiro novo", "10º Encontro de Jongueiros" e "Pontão do jongo: fazer com, em diferença".

Os filmes registram momentos e movimentos diferenciados de processos organizativos de comunidades jongueiras do sudeste. Neles se identificam questões como a afirmação da identidade negra das comunidades, a salvaguarda de um patrimônio cultural, a reivindicação do reconhecimento desse patrimônio por parte do Estado, a conquista do título de patrimônio cultural do Brasil e a articulação dessa conquista com lutas por garantia de direitos e contra a discriminação racial. Além da exibição dos filmes, haverá também um debate com os jongueiros e a equipe realizadora.

O filme "10º Encontro de Jongueiros" mostra como o movimento iniciado pelas comunidades jongueiras no ano de 1996 resultou no reconhecimento, por parte do Estado, do jongo no Sudeste, como patrimônio cultural do Brasil e o significado dos encontros para jongueiros.

Já o filme "Pontão do Jongo: fazer com, em diferença" registra o trabalho desenvolvido por lideranças jongueiras em parceria com a universidade, para consolidação de ações de salvaguarda pautadas no Plano de Salvaguarda do Jongo no Sudeste.

Em "Saravá, Jongueiro Novo!", jovens lideranças jongueiras se apropriam dos processos organizativos de suas comunidades em diálogo com lideranças experientes, com questões que afetam diretamente as juventudes negras na atualidade, e com questões relacionadas à salvaguarda do jongo no Sudeste.

Os três filmes integram as ações do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, programa de ensino, pesquisa e extensão da UFF no campo da Cultura e da Educação Popular vinculado à Pró-Reitoria de Extensão.

O registro das atividades desenvolvidas e a produção de documentários fazem parte de um dos eixos de ação do programa (difusão e divulgação) e são realizados de forma articulada com o Laboratório de Imagem e Documentação em Educação (Lide).

Outras informações na página do evento no Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!