Pular para o conteúdo principal

QUEM SOMOS


MISSÃO

“Responder às necessidades de serviços e recursos informacionais, promover as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, e disponibilizá-los à comunidade universitária e a toda sociedade, contribuindo para o avanço científico, tecnológico e para o desenvolvimento socioeconômico-cultural.”

HISTÓRICO

A Biblioteca Central do Gragoatá - BCG, é uma unidade da Superintendência de Documentação - SDC, que é responsável pela coordenação técnica e administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da Universidade Federal Fluminense.

A BCG foi criada em 25 de abril de 1994, possui acervo histórico e atual de grande valor, tendo por objetivo dar apoio ao ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus do Gragoatá. Foi formado pela reunião das coleções originárias das antigas Bibliotecas da Escola de Serviço Social; da Faculdade de Educação; do Instituto de Arte e Comunicação Social; do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia; e do Instituto de Letras.

Hoje a BCG abrange as seguintes áreas: Antropologia, Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Educação Física, Estudos de Mídia, Filosofia, História, Hotelaria, Jornalismo, Letras - Alemão, Letras - Espanhol, Letras - Francês, Letras - Grego, Letras - Inglês, Letras - Italiano, Letras - Latim, Letras - Português, Pedagogia, Produção Cultural, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia, Turismo.

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Superintendente de Documentação
Débora do Nascimento

Coordenadora de Bibliotecas
Maria Helena Xavier

Bibliotecários
Aline Barcelos
Amanda Salomão
Ana Paula Lima
Andréa Mazzo
Angela Albuquerque
Camila Roque
Carina Volotão
Durvânia de Oliveira
Flávio Ferreira Jr.
Geisa Meirelles
Joseli da Silva
Jussara Figueiredo
Luciana Pereira
Lucyene Almeida
Mahira Prado
Thiago Assis

Auxiliares Administrativos
Adriana Loureiro
Enock de Souza
Hana Peçanha
Lucas Stamford
Luiza Fernandes
Maura Tereza
Patrícia Souza

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

Mostra: Emoções em Movimento

A Biblioteca Central do Gragoatá, por meio do projeto #ocupabcg apresenta a "Mostra: Emoções em Movimento", de Yanam Queiroz, uma jovem artista preta, autodidata, nascida em São Gonçalo e graduanda em Serviço Social na UFF!!! No seu trabalho, através da arte abstrata ou figurativa, busca tratar de temas relacionados à espiritualidade e às diversas dimensões da existência humana, principalmente as que permeiam a vivência negra. Nesta mostra de arte, a artista utiliza dos movimentos e das cores para falar sobre sentimentos e conflitos da própria existência humana!! A mostra ficará em exposição no 1º piso da BCG, de 3 de abril a 5 de junho de 2023, venham conferir!!!

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!