Pular para o conteúdo principal

UFF e Santander abrem inscrições para três programas de intercâmbio

Como resultado de parceria entre a Universidade Federal Fluminense e o banco Santander, estão abertos três editais com bolsas para alunos e professores da UFF.  No total, são disponibilizadas 19 bolsas para alunos e duas para professores, englobando os programas Top España, Top China e Bolsas Luso-Brasileiras. Os critérios de seleção passam pelo desempenho acadêmico do candidato e pela contribuição da experiência na área de atuação do interessado nos casos de viagem para a Espanha e para a China. Já o programa para estudo em Portugal terá como fatores de seleção o desempenho, a trajetória acadêmica do aluno e suas condições socioeconômicas.

Top España

O programa Top España tem como objetivo proporcionar durante três semanas – de 23 de junho a 20 de julho de 2013 – o contato de alunos e professores com a língua e com a cultura da Espanha por meio de estada na Universidade de Salamanca. Para fazer parte do programa, os candidatos não podem ter participado de algum outro programa de mobilidade do Santander Universidades, além de apresentar conhecimento em nível intermediário na língua espanhola e ter nacionalidade brasileira. No caso dos alunos, é preciso estar matriculado na UFF, assim como ter coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 6 e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do curso. Já o professor interessado precisa pertencer ao quadro efetivo de docentes.

No total, o programa disponibiliza cinco bolsas para alunos e uma para professores da universidade. Cada bolsa engloba o transporte até a cidade de São Paulo para pessoas que moram até 150 km de distância, o fornecimento de passagens de ida e volta à Espanha, hospedagem em uma das residências universitárias de Salamanca, seguro-saúde e seguro de vida, além de eventuais tarifas acadêmicas do programa. As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de maio no site do Santander, em www.santanderuniversidades.com.br/Bolsas, e até o dia 13 de maio no site www.mobilidadetopespanha.uff.br, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Top China

Com o objetivo de também possibilitar um contato com a língua e a cultura, mas, desta vez, chinesas, o programa Top China levará quatro alunos e um professor da UFF para passar três semanas – de 4 a 27 de julho – em universidades de Shangai Jiao Tong ou Peking University. Os  pré-requesitos para a participação dos interessados são as mesmas do programa Top España, somente diferindo nas exigências de o aluno ter cumprido no mínimo 30% e no máximo 80% da carga horária do curso e de que para alunos e professores é cobrado o conhecimento avançado da língua inglesa.

Como benefícios do programa estão o fornecimento de passagens aéreas de ida e volta da China, hospedagem em alojamentos, três refeições diárias, disponibilização de seguro-saúde e seguro de vida, cobertura de despesas com transportes para visitas previstas no país e eventuais tarifas acadêmicas do programa. Assim como o Top España, a inscrição também deve ser feita até o dia 12 de maio no site do Santander e até o dia 13, por meio do site da DRI: www.mobilidadetopchina.uff.br.

Bolsas Luso-Brasileiras

Já o Programa Bolsas Luso-Brasileiras Santander é destinado somente a alunos da universidade. Seu objetivo é o de proporcionar a mobilidade internacional em Portugal durante um semestre. Além das exigências apontadas nos programas já citados, é necessário que o interessado tenha realizado no mínimo 30% e no máximo 80% da carga horária do curso, e no caso do aluno de Medicina, estar entre o 10º e o 12º período. O estudante também não pode estar com a matrícula trancada ao longo do processo seletivo.

A seleção do programa se divide em três etapas, que passam por análise da documentação, entrevista e entrega de documentos. O programa disponibiliza dez bolsas no valor de R$ 8.905,71 cada. A inscrição pode ser feita pelo site do Santander até o dia 24 de maio e no site do DRI até o dia 26 de maio.

Confira editais e anexos:

- Programa Top España.

- Programa Top China.

- Programa de Bolsas Luso-Brasileiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!