Pular para o conteúdo principal

Pesquisa avalia condições de trabalho dos servidores com deficiência da UFF

Renata Cunha

Servidores da UFF com deficiência podem colaborar com o levantamento do Serviço de Terapia Ocupacional, vinculado à Seção de Qualidade de Vida do Servidor (SQVS). O serviço está fazendo uma pesquisa que consiste no mapeamento da quantidade de servidores com deficiência, com a identificação de eventuais dificuldades, a avaliação de seu posto de trabalho e posterior adaptação, se necessária. A SQVS está ligada à Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (Casq) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).

“É primordial fornecer ferramentas físicas, intelectuais e sociais para que a pessoa com deficiência seja efetivamente incluída no trabalho. Espero que o projeto possa contribuir para a produtividade, satisfação, bem-estar e qualidade de vida no trabalho dos servidores com deficiência da UFF”, afirma a terapeuta ocupacional Mariana Seabra, coordenadora do levantamento. Os servidores interessados em colaborar com a pesquisa devem entrar em contato com a terapeuta na Casq, de terça à sexta-feira, das 9h às 14h. O telefone é (21) 2629-5311 e o e-mail é mseabra@id.uff.br.

Para o mapeamento, Mariana cadastrou, até o momento, 28 servidores com deficiência. Desses, 20 estão lotados em Niterói, quatro em Rio das Ostras e um em cada uma das unidades de Macaé, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Santo Antônio de Pádua. A maioria dos servidores ingressou na UFF entre os anos de 2000 e 2012, por meio da reserva de vagas assegurada pelo Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. “Dos servidores entrevistados, todos se mostraram relativamente bem adaptados às atividades laborais, isto é, os problemas que existem nas tarefas de trabalho e relacionamento com os pares não parecem ter relação com suas deficiências, mas são problemas comuns de todos os servidores”, conta ela.

Segundo a terapeuta, até março de 2014 deverá estar concluída a primeira fase da pesquisa, que servirá de base para a busca de melhorias no ambiente de trabalho, em ação conjunta com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - Sensibiliza UFF, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). A terapeuta ocupacional adianta que, a princípio, o enfoque das melhorias estará na acessibilidade dos espaços da UFF, não apenas com a construção de rampas e pisos táteis, que já é realizada pela universidade, mas para confirmar a viabilidade da redução de percursos e a adoção de transportes alternativos, como cadeiras e carrinhos motorizados. Ainda que o foco primordial da pesquisa sejam os servidores técnico-administrativos e docentes, Mariana acredita que as medidas serão benéficas para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!