terça-feira, 5 de setembro de 2017

Bibliotecária da BCG apresenta trabalho no XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional

A Bibliotecária da BCG, Geisa Meirelles Drumond, juntamente com o administrador da UFF, Rafael Santos Tavares, apresentaram o trabalho "Aplicação da metodologia DEA na avaliação de eficiência de bibliotecas universitárias de uma Instituição Federal de Ensino Superior" no XLIX Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, que foi realizado na FURB em Blumenau - SC, entre os dias 27 e 30 de agosto.

Abaixo segue o resumo do trabalho que em breve estará nos anais do site do evento:

Este estudo tem como objetivo avaliar a eficiência de um grupo de bibliotecas universitárias que compõem o sistema de bibliotecas de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Adotou-se o modelo com retornos variáveis de escala e orientação aos resultados, composto por dois inputs (acervo e funcionários) e três outputs (visitantes, horas de funcionamento e circulação de livros). Além dos escores de eficiência padrão, foram utilizados na análise os escores de eficiência invertida e composta normalizada, com intuito de diminuir o número de unidades empatadas sobre a fronteira de eficiência. Os resultados indicaram que 11 dessas bibliotecas apresentaram índice de eficiência padrão igual a 1. Contudo, os índices de eficiência invertida e composta normalizada auxiliaram na identificação de possíveis unidades que tenham se beneficiado pelo modelo escolhido. Para bibliotecas que apresentaram baixos desempenhos, indicaram-se metas a serem seguidas para que alcancem a fronteira padrão.

No dia 30 de agosto, também foi realizada uma visita à Biblioteca Central da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, para conhecer a sua infraestrutura e serviços oferecidos, com duração de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Biblioteca Central do Gragoatá são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.