Pular para o conteúdo principal

Brasil: A Margem

Com uma semana inteira de eventos, a proposta do projeto “BRASIL: A MARGEM” é sensibilizar o público, por meio da arte e da cultura, para uma constatação: o Brasil da atualidade se coloca diante de situações-limite e de necessidades de superação. O Brasil, dito país do futuro na propaganda dos anos setenta, precisa olhar para a frente e se pensar melhor, mas sua urgência é do tempo presente.

Num país à margem de suas possibilidades e com grande parcela de sua população à margem do próprio exercício das sociabilidades, é urgente pensar em tais situações-limite. A metáfora da margem traz à toma um lugar de impasses e indefinições, um campo de possibilidades em que conflitam forças reativas, com seus aparatos de contenção e repressão, e, por outro lado, forças ativas de criação, reação e emancipação. Se antes, nos oitenta,  perguntávamos “Que País é esse?” ou demandávamos “Brasil, mostra a tua cara!”, hoje o país escancara sua própria face, esbanjando dor, exclusão e violência.

BRASIL: A MARGEM é a constatação desse estado de coisas, dessa urgência que conclama para muitas frentes. O convite é para que o  o público possa interagir com as diversas vozes e expressões que perpassam os espaços do Centro de Artes UFF e ecoam por todo o país.

Saiba mais.

Fonte: Centro de Artes UFF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!