Pular para o conteúdo principal

Exilados Alemães é Tema de Exposição na Biblioteca Central da UFF

Exposição circulou pelas Biblioteca Nacional da Alemanha e do Brasil. Agora é a vez da cidade de Niterói.
Luciana Rodrigues

Quem não teve a oportunidade de ver a exposição O exílio de língua alemã no Brasil (1933-1945), terá a oportunidade de conferir na Biblioteca Central do Gragoatá na Universidade Federal Fluminense (BCG/UFF), uma parceria entre o Instituto de Letras da UFF da graduação em Alemão com o Serviço de Marketing e Cultura da biblioteca.
A exposição trata do exílio de alemães no Brasil entre 1933 e 1945 devido a perseguições nazistas. Com 19 mil refugiados, o Brasil tornou-se junto com a Argentina, o país que mais recebeu alemães da América do Sul. A exposição apresenta trabalhos dos alemães refugiados nas áreas: cultural (fotografia, teatro, música), científica e econômica correlacionando com fatos históricos e políticos nacionais e internacionais nas décadas de 1930 e 1940. Exemplos da atuação dos alemães aqui foram a criação da Associação de Emergência dos Alemães Antifascistas no Rio de Janeiro; a criação de uma loja de empréstimo de livros, em 1947, por Eva Herz, que mais tarde, tornou-se a primeira loja da Livraria Cultura na cidade de São Paulo (1969) e a criação da primeira revista da Livraria Cultura (1976) que hoje é a Revista da Cultura.
Fonte: Biblioo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!