Pular para o conteúdo principal

Filmar é resistir: conquistas e desafios dos mais de 50 anos de cinema na UFF

O cinema está vivo! Essa é a impressão de quem assiste às imagens contadas em relatos pelos muitos personagens que animaram a história da Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF ao longo de seus mais de 50 anos de existência. São muitas as cenas, os marcos, os momentos de clímax e tensão, as experimentações, as viradas narrativas... O movimento nunca parece cessar. Recentemente, o curso atravessou um ponto alto de seu roteiro permanentemente aberto e escrito a muitas mãos. Em cerimônia ocorrida em setembro no Congresso Forcine, ele recebeu o título de Patrimônio Cultural da cidade de Niterói.

Para a ex-coordenadora do Bacharelado de Cinema e Audiovisual da UFF e professora do Departamento de Cinema e Vídeo, Elianne Ivo Barroso, “este reconhecimento nos coloca em lugar de destaque especialmente em um momento em que vivemos um desmonte das instituições culturais, a exemplo do fim do Ministério da Cultura e do descaso com a Cinemateca Brasileira, que teve seus funcionários demitidos e está sem funcionamento, pondo em risco o patrimônio audiovisual”. Além disso, ela enfatiza que a premiação vem coroar um longo processo de engajamento de professores, estudantes e servidores no curso: “é um trabalho realmente colaborativo em prol de uma educação próspera e na realização de um audiovisual de qualidade. Todos preocupados com os desdobramentos culturais e sociais desta produção atravessando gerações”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!