Pular para o conteúdo principal

UFF completa unidade de digitalização profissional para preservação de imagens raras

O cinema é uma das manifestações culturais mais relevantes de diferentes sociedades ao redor do mundo. Para além de seu potencial de entretenimento, as produções audiovisuais relatam e documentam narrativas, momentos e memórias de várias épocas, regiões e grupos sociais. Pensar sua trajetória como patrimônio cultural e histórico, transforma os acervos de filmes em grandes bibliotecas materiais que precisam ser preservadas.

No Brasil, a Universidade Federal Fluminense é precursora do campo de pesquisa sobre conservação audiovisual; por isso, se transformou em celeiro de talentos na área. Desde o começo de suas atividades, seu curso de graduação em Cinema e Audiovisual construiu um caminho sólido como referência em preservação. Foi, inclusive, o primeiro a criar uma disciplina obrigatória nesse campo para os estudantes de graduação, formando profissionais qualificados e abrindo portas para carreiras internacionais nesse campo de atuação.

Em 2021, a conservação da produção audiovisual brasileira ganhou mais um capítulo com a parceria entre a UFF, através do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA), vinculado ao Departamento de Cinema e Vídeo, e a Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas. O professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo, e coordenador do LUPA, Rafael de Luna, destaca que o laboratório foi construído em 2017 como consequência direta do pioneirismo do curso de graduação em cinema no campo da preservação de imagens. O primeiro projeto desenvolvido com a prefeitura começou em 2018, quando um convênio foi firmado através de um projeto do laboratório chamado “Programa de Formação em Cinema”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!