Pular para o conteúdo principal

Os muçulmanos vistos para além dos véus: núcleo de estudos sobre Oriente Médio da UFF propõe quebra de estereótipos para enxergar cultura afegã

Crédito da fotografia: Eduardo Kobra
Desde que se anunciou publicamente a retirada das tropas americanas do Afeganistão, em agosto desse ano, multiplicaram-se notícias, em diversos espectros das mídias, sobre o retorno ao poder do grupo fundamentalista islâmico Talibã e, com ele, muitos dos retrocessos moralistas e ideológicos com base religiosa associados às suas práticas. O debate envolvendo os direitos das mulheres, por exemplo, comoveu um imensurável público feminino por todo o mundo e segue ecoando dia após dia. Muito pouco se fala, no entanto, sobre as origens das violências perpetradas por esses grupos religiosos, já que elas possuem uma história e foram produzidas por uma conjuntura de forças, muitas das quais mantêm-se omissa e estrategicamente em silêncio. Muito pouco se fala, tampouco, dos usos políticos e econômicos que se faz da propagação de certos discursos que propõem um “salvamento” dessas mulheres muçulmanas, colaborando para a criação e reprodução de imagens estereotipadas desses povos, que tendemos a ver, muitas vezes, como verdadeiras “bestas” humanas.

Buscando ampliar e aprofundar o debate acerca dos últimos acontecimentos que envolveram a retirada das tropas americanas do Afeganistão, propusemos uma troca de ideias com os coordenadores do Núcleo de Estudos do Oriente Médio da UFF, o NEOM, vinculado ao Departamento e ao Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) da universidade. Coordenado pelo professor do PPGA Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, e tendo como vice-coordenadora a professora do PPGA Gisele Fonseca Chagas, o núcleo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da área, que desenvolvem pesquisas relacionadas a diversas temáticas (religião, etnicidade, nacionalismo, gênero, fluxos migratórios etc.) ligadas à região e suas diásporas em diferentes contextos nacionais. O grupo também conta com pesquisadores associados vinculados a outras instituições nacionais e internacionais de pesquisa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!