Pular para o conteúdo principal

Cartas mostram o caminho: correspondências de Mário de Andrade versam sobre cultura e literatura brasileiras

Crédito da fotografia: Victor Knoll
As correspondências literárias são uma linha de pesquisa no campo acadêmico, constituindo material de relevância por serem fonte de conhecimento dos elementos “nebulosos” das obras literárias. Por isso, através das correspondências, é possível interpretar os escritos de autores renomados da literatura brasileira. O mesmo se aplica às cartas de Mário de Andrade. As correspondências do autor são importantes para pesquisadores e amantes da literatura que desejam conhecer suas obras e a cultura brasileira. Afinal, além de conter informações sobre as publicações de Mário de Andrade, as cartas também abordam a trajetória da nossa literatura.

De acordo com Matildes Demétrio dos Santos, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e estudiosa no campo da literatura e vida social (com interesse pelas memórias e correspondências literárias), o autor não deixou cartas sem resposta e possuía correspondentes pelo Brasil inteiro, incluindo nomes como Manuel Bandeira, Anita Malfatti, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes e Henriqueta Lisboa. Na sua tese de doutorado, intitulada “Ao sol carta é farol: a correspondência de Mário de Andrade e outros missivistas”, Matildes reúne cartas de grandes autores estrangeiros e nacionais, organizadas em um percurso histórico-literário e cultural.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!