Pular para o conteúdo principal

Restaurante Universitário do Gragoatá é reinaugurado para melhor atender os estudantes

Reinaugurado na semana passada após passar por reformas de infraestrutura, o Restaurante Universitário do Campus do Gragoatá teve seus refeitórios e banheiros inteiramente reestruturados, tendo em vista a acessibilidade, para fornecer serviço qualificado à comunidade acadêmica da UFF. Além disso, as instalações elétrica, hidráulica e de esgoto foram refeitas.

Dentre as melhorias, o restaurante recebeu nova iluminação e pintura para aproveitar a luz natural, e as tubulações foram recolocadas na parte interna das paredes. Outra importante mudança foi o rebaixamento do teto para a instalação de uma manta térmica que reflete o calor e diminui a temperatura interna dos ambientes, além da colocação de mais ventiladores. Os refeitórios receberam novas mesas, cadeiras e balcões, e o espaço interno foi reorganizado para agilizar o tempo das refeições.

A principal consequência das obras foi o aumento do fluxo de alunos, principalmente aqueles que dispõem de pouco tempo para a refeição. “Antigamente, os alunos se serviam em apenas uma fila, agora são quatro filas por refeitório, graças à instalação dos novos balcões”, explicou a coordenadora de Gestão de Moradia e Restaurante Universitário, Angela Cristina Almeida.

Com a reforma, o Restaurante Universitário passou a funcionar no sistema de “self-service”, em que o aluno escolhe precisamente a quantidade e a proporção dos pratos disponíveis, diminuindo o desperdício de comida. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) lançou o Programa de Incentivo ao Não Desperdício de Alimentos, em que alerta os estudantes sobre a quantidade de resíduos orgânicos descartados nos bandejões. Os números eram altos: cerca de 150 quilos, ou 11% dos alimentos preparados, eram descartados por dia no restaurante. Segundo funcionários, esses valores diminuíram bastante com o novo sistema, e a expectativa é que continuem a cair.

Na primeira semana de funcionamento, houve um acréscimo de mais de 25% no número de refeições servidas, saltando de quatro mil para cerca de 5,2 mil refeições por dia. “O trabalho realmente aumentou, mas a qualidade dos nossos funcionários faz com que possamos oferecer um bom serviço de forma eficiente, e, além disso, foi muito importante o projeto da Proaes, na medida em que a universidade direcionou a atenção para as questões relativas aos alunos”, reconheceu a diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição, Maria de Fátima Alcântara.

Ainda há projetos em fase de implementação como a instalação de catracas na entrada dos dois refeitórios, em que o aluno vai utilizar a nova carteirinha magnética da UFF, e a introdução das canecas, já utilizadas por outras universidades federais, quando o estudante irá receber e guardar a sua própria, para evitar o desperdício de copos descartáveis que representam um elevado custo financeiro e ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!