Pular para o conteúdo principal

Restaurante Universitário do Gragoatá é reinaugurado para melhor atender os estudantes

Reinaugurado na semana passada após passar por reformas de infraestrutura, o Restaurante Universitário do Campus do Gragoatá teve seus refeitórios e banheiros inteiramente reestruturados, tendo em vista a acessibilidade, para fornecer serviço qualificado à comunidade acadêmica da UFF. Além disso, as instalações elétrica, hidráulica e de esgoto foram refeitas.

Dentre as melhorias, o restaurante recebeu nova iluminação e pintura para aproveitar a luz natural, e as tubulações foram recolocadas na parte interna das paredes. Outra importante mudança foi o rebaixamento do teto para a instalação de uma manta térmica que reflete o calor e diminui a temperatura interna dos ambientes, além da colocação de mais ventiladores. Os refeitórios receberam novas mesas, cadeiras e balcões, e o espaço interno foi reorganizado para agilizar o tempo das refeições.

A principal consequência das obras foi o aumento do fluxo de alunos, principalmente aqueles que dispõem de pouco tempo para a refeição. “Antigamente, os alunos se serviam em apenas uma fila, agora são quatro filas por refeitório, graças à instalação dos novos balcões”, explicou a coordenadora de Gestão de Moradia e Restaurante Universitário, Angela Cristina Almeida.

Com a reforma, o Restaurante Universitário passou a funcionar no sistema de “self-service”, em que o aluno escolhe precisamente a quantidade e a proporção dos pratos disponíveis, diminuindo o desperdício de comida. Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) lançou o Programa de Incentivo ao Não Desperdício de Alimentos, em que alerta os estudantes sobre a quantidade de resíduos orgânicos descartados nos bandejões. Os números eram altos: cerca de 150 quilos, ou 11% dos alimentos preparados, eram descartados por dia no restaurante. Segundo funcionários, esses valores diminuíram bastante com o novo sistema, e a expectativa é que continuem a cair.

Na primeira semana de funcionamento, houve um acréscimo de mais de 25% no número de refeições servidas, saltando de quatro mil para cerca de 5,2 mil refeições por dia. “O trabalho realmente aumentou, mas a qualidade dos nossos funcionários faz com que possamos oferecer um bom serviço de forma eficiente, e, além disso, foi muito importante o projeto da Proaes, na medida em que a universidade direcionou a atenção para as questões relativas aos alunos”, reconheceu a diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição, Maria de Fátima Alcântara.

Ainda há projetos em fase de implementação como a instalação de catracas na entrada dos dois refeitórios, em que o aluno vai utilizar a nova carteirinha magnética da UFF, e a introdução das canecas, já utilizadas por outras universidades federais, quando o estudante irá receber e guardar a sua própria, para evitar o desperdício de copos descartáveis que representam um elevado custo financeiro e ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!