Pular para o conteúdo principal

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA

PRESERVAÇÃO, ACESSO, DIFUSÃO:
DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS NO SÉCULO XXI

As instituições arquivísticas encontram-se diante de um grande desafio no que se refere ao enfrentamento de novas questões que se colocam em relação à organização, preservação, descrição, uso e acesso dos arquivos. As mudanças que são inscritas na sociedade do século XXI  são representadas nas formas de registros, nos mecanismos de negócios, na estruturação dos relacionamentos sociais, entre tantos aspectos da vida em sociedade deste novo século. Estas mudanças são refletidas nos arquivos em todas as suas fases e exigem das instituições arquivísticas uma adaptação ou mesmo uma reconstrução do modo de compreender, representar, preservar e dar acesso aos acervos. Este processo levou ainda no final do século XX e no início do novo século a comunidade de pesquisadores e profissionais a revisitarem os fundamentos teóricos e as boas práticas em busca de respostas para uma sociedade plural. No XVII Congresso Brasileiro de Arquivologia pretendemos que a partir dos eixos temáticos propostos a comunidade de pesquisadores e profissionais que atuam no campo arquivístico possam analisar as principais questões considerando o papel central das instituições arquivísticas no Brasil e no mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!