Pular para o conteúdo principal

Linguagem, poder e comunicação participativa são temas de seminário

O 4º Seminário Mídia e Cotidiano reunirá, de 26 a 28 de setembro, na UFF, pesquisadores nacionais e internacionais para discutir temas ligados a discursos midiáticos e práticas sociais. A conferência de abertura acontecerá no dia 26, às 19h, no Auditório Florestan Fernandes, Bloco D do Gragoatá. Já as demais palestras programadas, serão realizadas nas salas do Instituto de Letras, localizado no mesmo campus.

O evento - uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, do Departamento de Comunicação Social da UFF - tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi/UFF) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFF).

Além dos trabalhos selecionados para os três grupos de trabalho (Comunicação: Produção e Linguagens; Estudos de Recepção e Consumo e Políticas e alternativas de Comunicação), o seminário contará com a apresentação de grupos comunitários de comunicação, que vão compartilhar suas experiências na área. Haverá ainda lançamento de livros e revistas acadêmicas.

Convidados

A conferência de abertura será com o professor Eric Darras, doutor em Ciência Política pela Universidade de Paris II e com diversos artigos publicados sobre mídia. Seus estudos mais recentes têm apontado uma preocupação com o tema da recepção midiática.

Os outros convidados são: Juan Díaz Bordenave, reconhecido internacionalmente como um dos defensores da comunicação participativa; Cicília Peruzzo, renomada pesquisadora de comunicação no Brasil e César Bolaño, professor e pesquisador que se destaca na área de economia política da comunicação. Os três compõem a mesa do dia 28, às 10h, cujo tema será a qualidade da pesquisa em comunicação.

O 4º Seminário Mídia e Cotidiano fará ainda uma homenagem ao professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, Valério Cruz Brittos. Natural de Pelotas (RS), Brittos faleceu no último dia 27 de julho, aos 48 anos. Ele atuou principalmente na pesquisa sobre televisão e convergência, políticas de comunicação, tecnologia e sociedade e história da comunicação.

Outras informações podem ser obtidas nos sites do evento -www.ivseminariomidiaecotidiano.uff.br- ou do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) -www.ppgmidiaecotidiano.uff.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!