Pular para o conteúdo principal

Nepa/UFF realiza minicurso sobre estudos africanos nas escolas

Em março, nos dias 4, 6, 11, 13 e 18, o Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana (Nepa/UFF) promove o minicurso “A lei 10.639/03 da teoria à prática: literaturas africanas na escola”. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail nepa@vm.uff.br e os participantes terão direito a certificado.

A partir da leitura de narrativas curtas de autores africanos, o curso pretende elaborar práticas pedagógicas que discutam e ampliem o repertório sobre o continente africano, a fim de recusar estereótipos e construir senso crítico em alunos de Ensino Fundamental e Médio.

O curso de curta duração está voltado especialmente para professores de ensino do primeiro e segundo segmento, mas também é aberto para estudantes de Letras, História, Educação e outras áreas afins, além de pesquisadores de cultura e literaturas de língua portuguesa, em geral.

A lei 10.639/03, que completou 10 anos, alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), torna obrigatório o estudo de histórias e de culturas africanas e afro-brasileira.

Programa:

04/03 – A lei 10.639/03. África: novos olhares
06/03 – A escola e a pluralidade cultural
11/03 – Os lugares da infância
13/03 – As relações etnicorraciais na literatura
18/03 – Compartilhamento das práticas elaboradas

O Nepa-UFF fica no Campus do Gragoatá – Bloco C, sala 403, tel (21) 2629-2618.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!