Pular para o conteúdo principal

UFF é instituição com maior número de propostas aprovadas em edital da Faperj

Luiza Gould

A Universidade Federal Fluminense conquistou a marca de oito propostas aprovadas em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ficando à frente de outras 13 instituições também beneficiadas pela entidade. Ao todo, 38 projetos de 14 universidades serão contemplados pelo Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades.

O programa de humanidades da Faperj tem o objetivo de fortalecer linhas de pesquisa nas áreas e subáreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, linguística e letras, financiando, para tanto, projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento dos temas no estado. Para a seleção dos projetos foram levados em consideração fatores como o mérito técnico-científico, a originalidade, o caráter multidisciplinar, a aplicabilidade do projeto, a relevância de seu desenvolvimento, dentre outros.

Na lista dos projetos aprovados, a Uerj foi a segunda com sete propostas, seguida pela PUC-Rio com cinco. A UFRJ e a Fiocruz tiveram cada uma três projetos contemplados, ao passo que a UFRRJ, a Unigranrio e a Universidade Cândido Mendes tiveram duas propostas aceitas. Já as universidades Veiga de Almeida, Severino Sombra, Universo, Centro Universitário Uniabeu, Fundação Getúlio Vargas e a Uenf tiveram aprovação de um projeto cada.

Da UFF, os projetos selecionados são sobre análise do discurso; favelas, protagonismo social e práticas cultural-comunicacionais; literatura e direito; práticas policiais; etnografia em multiplataformas; novas centralidades urbanas; além de dois projetos sobre consumo e convergência econômica em comparação com a França, um sob o viés econômico e outro sob o antropológico.

Confira a relação dos selecionados no Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades (Edital Faperj nº 14/2013) em www.faperj.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!