Pular para o conteúdo principal

UFF é instituição com maior número de propostas aprovadas em edital da Faperj

Luiza Gould

A Universidade Federal Fluminense conquistou a marca de oito propostas aprovadas em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ficando à frente de outras 13 instituições também beneficiadas pela entidade. Ao todo, 38 projetos de 14 universidades serão contemplados pelo Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades.

O programa de humanidades da Faperj tem o objetivo de fortalecer linhas de pesquisa nas áreas e subáreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, linguística e letras, financiando, para tanto, projetos de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento dos temas no estado. Para a seleção dos projetos foram levados em consideração fatores como o mérito técnico-científico, a originalidade, o caráter multidisciplinar, a aplicabilidade do projeto, a relevância de seu desenvolvimento, dentre outros.

Na lista dos projetos aprovados, a Uerj foi a segunda com sete propostas, seguida pela PUC-Rio com cinco. A UFRJ e a Fiocruz tiveram cada uma três projetos contemplados, ao passo que a UFRRJ, a Unigranrio e a Universidade Cândido Mendes tiveram duas propostas aceitas. Já as universidades Veiga de Almeida, Severino Sombra, Universo, Centro Universitário Uniabeu, Fundação Getúlio Vargas e a Uenf tiveram aprovação de um projeto cada.

Da UFF, os projetos selecionados são sobre análise do discurso; favelas, protagonismo social e práticas cultural-comunicacionais; literatura e direito; práticas policiais; etnografia em multiplataformas; novas centralidades urbanas; além de dois projetos sobre consumo e convergência econômica em comparação com a França, um sob o viés econômico e outro sob o antropológico.

Confira a relação dos selecionados no Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades (Edital Faperj nº 14/2013) em www.faperj.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!