Pular para o conteúdo principal

Huap tem programa para atender mulheres vítimas de violência

Margareth Rossi

Há 12 anos, mulheres dos municípios de Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, Tanguá, região da Metropolitana II, contam com o SOS Mulher. O programa tem como objetivo acolher vítimas de violência sexual ou doméstica e oferecer atendimento emergencial e assistência integral às demandas decorrentes desses abusos.

Dados do Ministério da Saúde de 2012 informam que 12 milhões de pessoas sofrem violência sexual a cada ano no mundo, e pesquisas e relatórios apontam que uma em cada quatro mulheres é vitima de violência de gênero. No Brasil, 23% destas mulheres estão sujeitas à violência doméstica, onde 70% dos crimes ocorrem dentro de casa.

O SOS Mulher é coordenado pela assistente social Leila Maria Campos Guidoreni e formado por uma equipe de nove profissionais das áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, medicina (ginecologia e infectologia) e psicologia, e duas estagiárias do curso de Serviço Social. O programa atende mulheres a partir dos 18 anos.

Atualmente, o Setor de Emergência do Huap faz atendimento humanizado a mulheres em situação de violência sexual, com atenção 24 horas, de forma referenciada pelo Ministério da Saúde.

Para casos de violência doméstica, as vítimas devem se dirigir ao Serviço Social do Ambulatório do Huap, Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói, onde funciona o SOS Mulher, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Outras informações pelo telefone 2629-9073.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!