Pular para o conteúdo principal

Huap tem programa para atender mulheres vítimas de violência

Margareth Rossi

Há 12 anos, mulheres dos municípios de Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim, Tanguá, região da Metropolitana II, contam com o SOS Mulher. O programa tem como objetivo acolher vítimas de violência sexual ou doméstica e oferecer atendimento emergencial e assistência integral às demandas decorrentes desses abusos.

Dados do Ministério da Saúde de 2012 informam que 12 milhões de pessoas sofrem violência sexual a cada ano no mundo, e pesquisas e relatórios apontam que uma em cada quatro mulheres é vitima de violência de gênero. No Brasil, 23% destas mulheres estão sujeitas à violência doméstica, onde 70% dos crimes ocorrem dentro de casa.

O SOS Mulher é coordenado pela assistente social Leila Maria Campos Guidoreni e formado por uma equipe de nove profissionais das áreas de serviço social, enfermagem, farmácia, medicina (ginecologia e infectologia) e psicologia, e duas estagiárias do curso de Serviço Social. O programa atende mulheres a partir dos 18 anos.

Atualmente, o Setor de Emergência do Huap faz atendimento humanizado a mulheres em situação de violência sexual, com atenção 24 horas, de forma referenciada pelo Ministério da Saúde.

Para casos de violência doméstica, as vítimas devem se dirigir ao Serviço Social do Ambulatório do Huap, Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói, onde funciona o SOS Mulher, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Outras informações pelo telefone 2629-9073.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!