Pular para o conteúdo principal

Programa de Acolhimento Estudantil recepciona novos alunos

Jéssica Rocha e Mia Nascimento (Estagiárias de Jornalismo)

Os novos alunos da UFF foram recebidos em clima de festa e informação, nesta quinta-feira, 24 de julho, pelo Programa de Acolhimento Estudantil (PAE) do segundo semestre de 2014. Pela primeira vez, o evento realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) ocorre em dois dias consecutivos, 24 e 25, das 9h às 17h, no Campus do Gragoatá, blocos A, B e C, São Domingos, Niterói. E também nos "campi" do interior.

Com 80 estandes e um público esperado de quatro mil pessoas, estudantes, professores, familiares e visitantes de diversas escolas puderam conhecer os projetos e atividades de vários setores da instituição. Música e entretenimento fizeram parte da programação especial do Acolhimento. Diversos cursos de graduação, diretórios acadêmicos e atléticas estiveram presentes mostrando aos alunos a vida acadêmica.

Para evitar filas e tumulto, o diferencial desta edição é a divisão dos calouros em ordem alfabética para a realização da matrícula. Os alunos tiveram também a oportunidade de solicitar a carteirinha de estudante e se inscrever no Sistema de Identificação Única da UFF (idUFF). A inscrição em disciplinas ocorrerá nas coordenações dos cursos a partir de 28 de julho.

O calouro do curso de Processos Gerenciais Arthur Couto aproveitou a sua visita à UFF em ocasião da matrícula, para solicitar a carteirinha de estudante e se cadastrar no idUFF. "A possibilidade de me cadastrar e solicitar a carteirinha de uma vez é ótimo, além de tirar qualquer dúvida que eu tenha quanto ao processo", disse.

O reitor da UFF, Roberto Salles, esteve presente no primeiro dia do Acolhimento Estudantil. Segundo Salles, o evento é um exemplo do que deve ser a universidade em todos os momentos: local de aprendizado, produção de conhecimento e confraternização. "A UFF está crescendo, e mais do que nunca temos como desafio a excelência acadêmica. Em número de alunos, somos a maior federal do país, e no ano de 2015, seremos a maior universidade pública brasileira", lembrou o reitor.

O pró-reitor da Pró-Reitoria de Graduação, Renato Crespo, destacou o crescimento do número de cursos e vagas na universidade, passando de 84 em 2006 para um total de 136 em 2013, um crescimento de 62%.

Acompanhando a filha durante a realização da matrícula em Biblioteconomia e Documentação, Lucélia Eliezer destacou a rapidez da inscrição e as informações que recebeu sobre a universidade. "Gostei muito do clima com que fomos recebidas, e agora que minha filha já fez a matrícula vamos aproveitar o evento", afirmou Lucélia.

A Divisão de Acessibilidade e Inclusão (Sensibiliza UFF), marcou presença no encontro e trouxe uma novidade: o projeto agora tem sede física. O Sensibiliza está alocado na Casa do Estudante, Rua Professor Hernani Pires de Mello, 2, Centro, Niterói. Dentre as atividades previstas, o grupo apresentou o trabalho do Núcleo Sensibiliza UFF pela distribuição de fôlder informativo, uma mostra de materiais didáticos acessíveis produzidos por alunos do curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão e vídeos sobre acessibilidade.

O Conheça a UFF trouxe, além da palestra de apresentação, material de apoio sobre os cursos de graduação da universidade, estágios internos, biblioteca, dentre outros, apresentando aos futuros vestibulandos a estrutura que a UFF oferece aos alunos. O Colégio Anchieta foi umas das escolas de ensino médio que trouxeram seus alunos para conhecer a universidade e aproveitar o clima de confraternização do evento. "A estrutura da UFF é muito boa, ainda estou em dúvida de qual curso pretendo fazer, e estou pensando em Engenharia Mecânica, mas a universidade escolhida com certeza é a UFF", disse o aluno Bernardo Amorim.

A Coordenação de Apoio Social e Moradia Estudantil, ambas com tendas próprias, apresentaram e divulgaram os editais de bolsa-auxílio. Com processo seletivo aberto para o segundo semestre de 2014, foram entregues folheto informativo com a especificação de cada bolsa e os prazos e requisitos para se inscrever.

A diversão da segunda edição deste ano do Acolhimento Estudantil ficou por conta do UFF Esportes. O projeto trouxe para o público atividades como "sword play" (guerra de espadas), pingue-pongue e campeonatos de xadrez e sueca. Durante o Acolhimento, o primeiro time universitário de futebol americano formado por estudantes brasileiros, o UFF-Niterói Federals, foi apresentado aos calouros e visitantes. A Fórmula SAE também esteve presente com os carros desenvolvidos pelos alunos de Engenharia.

O SkateArte Escolinha de Skateboard, primeiro projeto de esportes da UFF voltado para toda a comunidade, participou do evento com uma microrrampa de skate. A escola de skate é gratuita e recebe pessoas de diversos municípios do Rio de Janeiro. Além de praticar o esporte, os alunos têm acesso gratuito a cursos de fotografia e audiovisual. O estudante de Filosofia Brunno Amâncio disse que o Acolhimento é uma oportunidade de divulgar a escola e apresentar aos estudantes o esporte. "Nós trouxemos uma rampa em uma proporção menor para que eles possam praticar um pouco e se interessar pelo projeto", completou.

A Unitevê, TV Universitária da UFF, esteve presente com a transmissão de entrevistas ao vivo, notícias e produção de reportagens. A equipe percorreu as atividades para coletar imagens e depoimentos com o objetivo de produzir material para a divulgação e memória do Acolhimento.

Já a Editora da UFF veio com um incentivo a mais – cada calouro ganha um livro da editora que ele mesmo pode escolher. Além de sortear obras, o grupo apresentou o projeto Recicle Ideias, programa que envolve a adesão de embalagens ecologicamente corretas, coleta seletiva de lixo e economia de recursos materiais e energia em processos de trabalho.

A Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) esteve presente com o projeto "Biblioteca, pra Quê?", que apresentou aos visitantes e estudantes da universidade os motivos para a preservação das bibliotecas como espaço de conhecimento e democracia. "A biblioteca é um espaço que torna o conhecimento acessível a todos, em diversos formatos", afirmou a coordenadora do projeto, Sandra Filgueiras. Durante o Acolhimento foi lançada a comemoração dos 20 anos da BCG.

No segundo andar do Bloco A, outra atração especial foi a exposição "Reações, Há Diversas". Realizada por estudantes do curso de Artes, a série contou com oito obras desenvolvidas para disciplinas da faculdade. A mostra contou com trabalhos como "Livros dos Espelhos" de Felipe Bailuni, e "A Arca de Noé – Primeira Geração", de Vinícius Ferraz.

Felizes com o ingresso na UFF, Gabriela Lima, e Luigue Almeida, estudantes de Biologia e Serviço Social, respectivamente, exploraram com curiosidade as atividades e os projetos presentes no evento, felizes com a receptividade da comunidade acadêmica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!