Pular para o conteúdo principal

Adoção tardia é tema do UFF Debate Brasil

Luiza Peluso

A adoção de adolescentes e crianças com mais de três anos é o tema do projeto UFF Debate Brasil no dia 27 de agosto, às 19h, no Teatro da UFF, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói. A mesa será composta pela psicóloga Lúcia de Fátima Veloso e a advogada Dália Tayguara. A entrada é gratuita.

O tema foi escolhido a partir da vontade de desenvolver um dos assuntos que mais chamou a atenção nos últimos anos do projeto. Mãe de duas meninas adotadas uma com cinco e a outra com 12 anos, Dália Tayguara participou do primeiro debate sobre adoção realizado pelo programa. Ela é presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB/Bangu e coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção Famílias Contemporâneas e debaterá o tema com a psicóloga e psicopedagoga Lúcia de Fátima Veloso, especializada na preparação das famílias para o recebimento de crianças e mãe de uma jovem de 18 anos, também adotada. As debatedoras falarão sobre os aspectos técnicos, sociais, psicológicos e emocionais da adoção.

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem hoje 30.930 pedidos de adoção em trâmite pelo Brasil. O número parece grande: ainda de acordo com o CNJ, em pesquisa divulgada em 2013, 5.426 crianças e adolescentes estão na fila para adoção no país. Porém, muitos acabam ficando nos abrigos devido às especificações feitas pelos pais em potencial: 70% dos candidatos têm como pré-requisito que a criança seja menor de três anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!