Pular para o conteúdo principal

Acervo virtual de livros da Editora da UFF ultrapassa 50 mil downloads

Jéssica Rocha (Estagiária de Jornalismo - SCS) / Divulgação Eduff

O serviço de download gratuito de livros da Editora da UFF (Eduff) ultrapassou a marca de 50 mil. A Biblioteca Livre, inaugurada em 2007, oferece 98 livros digitais no acervo e tem o objetivo de tornar acessíveis ao público livros integrais de pesquisadores da UFF em formato PDF ou e-book.

Em 2013, o serviço recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ampliando em 45% o número de títulos cadastrados. Além dos livros, o acervo conta com edições de periódicos científicos, a exemplo da revista "Gragoatá", voltada para a área de Letras e Literatura.

A publicação campeã em acessos, com 4.498 downloads, é "Programa de Apoio Acadêmico-Português", manual que traz as características dos diversos tipos de texto acadêmico - como resenha, fichamento, relatório, resumo e monografia -, exercícios e um capítulo dedicado à revisão de coesão/coerência e de regras da língua portuguesa. As edições do "Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis", com 2.361 acessos, ficam em segundo lugar, seguidas do livro "Mulheres de papel: um estudo do imaginário em José de Alencar e Machado de Assis", com 2.361 downloads.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!