Pular para o conteúdo principal

Arquivos Pessoais e Cultura / Personal Archives and Culture

A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza em seu auditório, entre 11 e 13 de novembro, o seminário Arquivos pessoais e cultura: uma abordagem interdisciplinar.

O evento tem apoio da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da Unirio, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense – PPGCI/UFF.

Os arquivos pessoais representam um importante conjunto de registros da vida em sociedade e da cultura. Produzidos fora dos contornos das instituições, tais arquivos oferecem ao pesquisador possibilidades de investigação em inúmeras áreas do conhecimento e à sociedade como um todo mecanismos de identificação, de pertencimento e de memória. Nesse evento serão explorados os potenciais de interdisciplinaridade a partir da reflexão sobre os arquivos de pessoas públicas de segmentos distintos: os arquivos pessoais de políticos e de escritores.

:: Acesse todos as informações no hotsite do encontro.

Personal archives represent an important group of records relating to societal and cultural life. Created outside institutional boundaries such documents offer to the researcher opportunities for investigating various areas of knowledge and to society itself the means of identity, belonging and memory. This event will explore the potential of interdisciplinarity beginning with reflection on the personal archives of public persons from distinct sectors: politicians and writers.

:: Acess more information.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!