Pular para o conteúdo principal

Bibliotecas e Fake News: algumas (in)verdades desta relação

As fake news devem ser objeto de preocupação dos bibliotecários, ainda que a sociedade brasileira nada espere da parte deles?

C

Rascunhei esta fala enquanto findava a leitura da primeira parte da “Divina Comédia”.[1] Ao contrário do presumido, o inferno de Dante trata muito mais das desventuras terrenas que das desgraças infligidas aos impenitentes na vida futura. De tempos em tempos, mergulho nessa obra. E numa excitação quase lasciva, me interrogo em qual dos noves círculos de sofrimento seria lançado se batesse as botas agora de relampejo.

Nos meus 41 anos de vida, já pernoitei por quase todos. Nessa última releitura, afetado pela pauta política envolvendo fake news, suspeitei de que todos nós, bibliotecários, sem exceção, corremos o risco de sermos condenados ao oitavo círculo situado no fosso de mesmo número. Este é o endereço no inferno onde vivem os maus conselheiros.

Estes pecadores da língua, que pouco ou nada fizeram para evitar a fraude, passarão a eternidade cobertos de lavas, atemorizados pelas trovoadas estridentes. Boa paga para quem, tendo por matéria-prima a palavra, caiu em tentação, produzindo, publicizando ou, simplesmente, se silenciando diante de mentiras ou de meias verdades, em particular nesta geração, faminta por fake news.


Fonte: Biblioo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!