Pular para o conteúdo principal

Os “muros de pedras” erguidos contra o preconceito e a discriminação

O movimentos de resistência LGBTQ+ pré-Stonewall e o GT Bibliotecas para a Diversidade e Enfoque de Gênero da FEBAB
Carlos Wellington Martins

1969 foi um ano emblemático e traz consigo, na atualidade, a chamada de atenção para alguns fatos históricos, ocorridos no Brasil e no mundo, pelo fato de carregar a simbologia existente na comemoração, ou reflexão, de acontecimentos ocorridos há meio século.
Nesse ano a guerra espacial entre Rússia e Estados Unidos se acentua resultando na primeira incursão física terrestre na lua, Yasser Arafat torna-se presidente da OLP, Meir assume como primeira-ministra de Israel tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo, ocorre o primeiro implante de coração artificial do mundo, John Lennon casa-se com Yoko Ono.
Também neste ano o Festival de Woodstock celebra o movimento hippie, Pelé marca o seu milésimo gol da carreira, o embaixador dos EUA Charles Elbrick é sequestrado no Brasil pelo grupo Dissidência Comunista de Guanabara, Carlos Marighella morre em emboscada durante ditadura militar e, finalmente, o movimento LGBTQ+ se posiciona contra a opressão policial no bar Stonewall In (Nova York, EUA) em 28 de junho de 1969.
Fonte: Biblioo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!