Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Central do Gragoatá celebra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Apesar do período de isolamento social, a valorização e o incentivo à leitura são sempre necessários

Por Liz Tamane

Segundo o renomado poeta e um dos maiores amantes da língua portuguesa Fernando Pessoa, “a literatura é a forma mais agradável de ignorar a vida”. E nessa pandemia de covid-19, em que toda a rotina mudou,  mais do que nunca, os livros se tornaram uma opção de companhia, lazer, e entretenimento. Desse modo, a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG) encontrou uma forma alternativa de comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que ocorreu entre os dias 23/10 e 29/10. Os bibliotecários publicaram, então, nas redes sociais da unidade (Facebook e Instagram) uma seleção temática de livros em homenagem à data, aproveitando o momento para ressaltar a importância da leitura e daqueles que administram as bibliotecas.

Entre os textos selecionados estava o best-seller "A Menina que Roubava Livros", do escritor australiano Markus Zusak, e também alguns romances românticos, como "A Bibliotecária de Auschwitz", escrito por Antonio G. Iturbe, e “A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken”, de Jostein Gaarder, mesmo autor do famoso "O Mundo de Sofia". Além desses, havia também sugestões de não-ficção, como "A História das Bibliotecas" por Frederic Barbier, e "Bibliotecas no Mundo Antigo", de Lionel Casson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!