Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Central do Gragoatá disponibiliza parte do seu acervo digitalmente durante o período de ensino remoto

Alunos poderão ter acesso a materiais de seus cursos através da internet durante o período de isolamento social

Por Luiza Martins

A rotina de um estudante da Universidade Federal Fluminense era, até então, algo pouco mutável. Nós acordávamos, tomávamos o café da manhã e começávamos a nossa longa jornada diária. A faculdade, para muitos, já era própria casa. Assistíamos as aulas, contribuíamos com a produção de pesquisas acadêmicas, comíamos no Restaurante Universitário e tentávamos repor a energia do corpo e da mente já cansados nas noites na Cantareira. De forma geral, essa era a rotina esperada para um estudante da UFF Niterói, mesmo que não necessariamente nessa ordem. Todavia, como tudo no mundo no ano de 2020, o ciclo teve que ser alterado. A pandemia de Coronavírus afetou todas as atividades às quais já estávamos acostumados e foi responsável por uma reestruturação completa de nossa rotina, que agora é inteiramente digital. 

A mudança repentina fez com que não apenas os alunos, mas também a UFF tivesse que se adaptar à nova realidade. Para oferecer o suporte necessário e manter a produtividade dos estudantes no período remoto apesar de todas as dificuldades, a faculdade conta com algumas iniciativas. Uma delas está relacionada a uma das aliada dos alunos no período presencial: a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). Diante à pandemia e a impossibilidade de retornar ao campo físico, uma parte de seu acervo vem sendo disponibilizado de forma online para os estudantes. O material conta com e-books, teses, dissertações e afins para os cursos como Jornalismo, Letras, Estudos de Mídia, Pedagogia, Psicologia, Cinema, Biblioteconomia e Documentação, Serviço Social dentre outros atendidos pela Biblioteca. A seleção é feita considerando as bases curriculares e até mesmo a pedido dos próprios alunos em alguns casos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense