Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Central do Gragoatá disponibiliza parte do seu acervo digitalmente durante o período de ensino remoto

Alunos poderão ter acesso a materiais de seus cursos através da internet durante o período de isolamento social

Por Luiza Martins

A rotina de um estudante da Universidade Federal Fluminense era, até então, algo pouco mutável. Nós acordávamos, tomávamos o café da manhã e começávamos a nossa longa jornada diária. A faculdade, para muitos, já era própria casa. Assistíamos as aulas, contribuíamos com a produção de pesquisas acadêmicas, comíamos no Restaurante Universitário e tentávamos repor a energia do corpo e da mente já cansados nas noites na Cantareira. De forma geral, essa era a rotina esperada para um estudante da UFF Niterói, mesmo que não necessariamente nessa ordem. Todavia, como tudo no mundo no ano de 2020, o ciclo teve que ser alterado. A pandemia de Coronavírus afetou todas as atividades às quais já estávamos acostumados e foi responsável por uma reestruturação completa de nossa rotina, que agora é inteiramente digital. 

A mudança repentina fez com que não apenas os alunos, mas também a UFF tivesse que se adaptar à nova realidade. Para oferecer o suporte necessário e manter a produtividade dos estudantes no período remoto apesar de todas as dificuldades, a faculdade conta com algumas iniciativas. Uma delas está relacionada a uma das aliada dos alunos no período presencial: a Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). Diante à pandemia e a impossibilidade de retornar ao campo físico, uma parte de seu acervo vem sendo disponibilizado de forma online para os estudantes. O material conta com e-books, teses, dissertações e afins para os cursos como Jornalismo, Letras, Estudos de Mídia, Pedagogia, Psicologia, Cinema, Biblioteconomia e Documentação, Serviço Social dentre outros atendidos pela Biblioteca. A seleção é feita considerando as bases curriculares e até mesmo a pedido dos próprios alunos em alguns casos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!