Pular para o conteúdo principal

Mulheres no futebol: a luta para ocupar seu espaço no esporte

Crédito da fotografia: Reprodução: Jornal no Museu do Futebol em São Paulo
Pesquisa da UFF fala sobre o cerceamento do corpo feminino pelo Estado brasileiro e busca trazer mais visibilidade à modalidade

Em abril de 1941, durante o governo de Getúlio Vargas, houve a publicação do Decreto-Lei 3.199, onde foi criado o Conselho Nacional de Desportos (CND), que determinava a proibição da prática de determinados esportes por mulheres, entre eles, o futebol. O decreto proibitivo se estendeu até 1979, quando teve sua revogação, mas somente em 1983 o futebol feminino foi regulamentado pela  Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em decorrência desses quase 40 anos de impedimento, nos dias de hoje, apesar das mulheres poderem praticar livremente tal esporte, ainda existe uma desigualdade muito grande entre o futebol de homens e o de mulheres. Por isso, buscando entender o fundamento e os motivos da existência desse banimento, a doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), Nathália Fernandes Pessanha, orientada pela professora Lívia Gonçalves Magalhães, desenvolveu a sua tese de doutorado sobre mulheres no futebol.

Considerada pioneira na pesquisa do tema no âmbito histórico, Nathália busca tratar de assuntos relacionados a futebol, política e o panorama atual da sociedade. E foi durante a sua pesquisa de mestrado, sobre a presença feminina nas torcidas organizadas do Rio de Janeiro, onde percebeu que a maior parte do preconceito sofrido pelas mulheres nas arquibancadas é em função do imaginário social de que “a mulher não sabe jogar futebol” ou “a mulher não entende de futebol”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!