Pular para o conteúdo principal

Natação adaptada ajuda no tratamento de crianças com deficiência

O Instituto de Educação Física da UFF oferece, desde o início do ano, o Projeto Natação Adaptada, com aulas gratuitas para crianças com deficiência. O atendimento ocorre duas vezes na semana, das 13h30 às 14h30, no prédio de Educação Física, no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

A ação de inclusão, que prioriza a qualidade, tem a coordenação dos professores Aurélio Vianna, Luiz Tadeu Paes e José Eduardo Siqueira e conta com a participação de bolsistas de extensão, treinados para atender os pacientes. O projeto é anual e aberto à comunidade, dirigido a crianças e adolescentes com qualquer tipo de deficiência, na faixa etária de 3 a 16 anos. As inscrições podem ser realizadas no Instituto de Educação Física.

Para facilitar o acesso à piscina, localizada no prédio de Educação Física, algumas medidas estão sendo tomadas, como a possibilidade da compra de um elevador apropriado para agilizar a entrada na água das pessoas com deficiência.

Segundo o professor Aurélio Vianna, “além de melhorar o condicionamento e o hábito de se exercitar, a natação adaptada é também uma prática social, que possibilita o contato e relacionamento com o outro, e serve como válvula de escape para o estresse, trabalha a musculatura e, consequentemente, a resistência e respiração, suprindo parte da falta de atividade causada pela perda de movimentos em pacientes com deficiência física”.

Outras informações pelo telefone (21) 2629-2810, do Instituto de Educação Física da UFF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!