Pular para o conteúdo principal

Huap alerta para redução nos estoques de Banco de Sangue

Aproveitando a proximidade do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho, funcionários do Banco de Sangue do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) reforçam a importância da doação e a necessidade de se manter os estoques em dia. Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou essa data justamente para reconhecer o papel essencial que os doadores possuem na vida daqueles que dependem de uma transfusão.

De acordo com o Ministério da Saúde, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, nos quais a demanda é maior, a queda nas doações chega a 40 por cento nesta época do ano. Por mês, apenas 1,8 por cento da população brasileira doa sangue, o que contabiliza cerca de 300 mil pessoas. A OMS estima que seria necessário que 4 a 5 por cento da população adotasse a prática da doação para atender a demanda em todo o país.

Podem doar sangue pessoas que tem entre 18 a 65 anos, pesem mais de 50 quilos e estejam com boa saúde. Não é preciso estar em jejum. Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de álcool nas12 horas que antecederem a doação. O banco de sangue do Huap fica na Rua Marquês do Paraná, 300, Centro, Niterói. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para outros esclarecimentos, entrar em contato pelo telefone  (21) 2629-9070.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!