Pular para o conteúdo principal

UFF passará a adotar nota do ENEM como forma única de seleção para seus cursos de graduação em 2013

A partir de 2013, a Universidade Federal Fluminense (UFF) não realizará mais seu tradicional concurso vestibular. Para concorrer às vagas nos cursos de graduação da instituição no ano que vem, os candidatos precisarão necessariamente prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) edição 2012. Os estudantes deverão inscrever-se também no Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), edição 2013, para se candidatarem às vagas ofertadas pela UFF. Segundo critérios do MEC, apenas podem participar do processo seletivo do Sisu 2013 os candidatos que obtiverem nota acima de zero na prova de redação aplicada no Enem 2012.

O Sisu utiliza as notas do Enem como parâmetro de classificação, considerando o número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência. No momento da inscrição, o estudante precisará escolher até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições de ensino, de acordo com sua preferência. Além disso, o candidato terá que definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

O coordenador geral da Coordenação de Seleção Acadêmica da UFF (Coseac), Prof. Néliton Ventura, frisa a importância dos estudantes que almejam uma vaga na instituição realizarem todos esses passos, pois não haverá outra forma de ingresso na universidade a partir de 2013. A mudança foi proposta pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF (CEP). “Existe a expectativa de que o acesso à universidade seja democratizado, que mais jovens possam ter acesso ao ensino superior. A UFF também precisava engajar-se nessa política que ocorre em nível nacional”, explica o coordenador geral.

Haverá ainda mudanças nas políticas afirmativas realizadas pela UFF. Até o ano passado, era utilizado o critério de bonificação das notas obtidas no vestibular ou no Enem pelos alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais e municipais. A partir da seleção de 2013, haverá uma reserva de 25% das vagas para os candidatos que tiverem cursado todo o ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais.

Igualmente, para participarem da reserva de vagas, os estudantes precisarão comprovar que sua renda familiar é igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Caso as vagas da reserva não venham a ser totalmente preenchidas, voltarão à ampla concorrência. “O candidato deverá observar se atende a todos os critérios antes de optar por concorrer às vagas da reserva, pois, caso não consiga comprovar sua situação no ato da matrícula, será automaticamente eliminado, perdendo o direito à vaga”, enfatiza Néliton Ventura.

As inscrições para o Enem 2012 terminam em 15 de junho, às 23h59min. Podem ser realizadas através do endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br e o valor da taxa cobrada é de R$ 35,00. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro em todos o estados brasileiros, às 13 horas, horário de Brasília. O resultado final do exame será divulgado no dia 28 de dezembro. Já as inscrições para o Sisu 2013 poderão ser realizadas no endereço sisu.mec.gov.br em data ainda a ser definida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!