Pular para o conteúdo principal

Novos artistas em estreia no Projeto Peixe Vivo

Cresce a expectativa para o início do Projeto Peixe Vivo da UFF, no Museu do Ingá, em Niterói, nesta segunda-feira, 5 de novembro. O projeto é uma mostra de artes que reúne criações de técnico-administrativos, alunos e professores da UFF. Os mais ansiosos são os próprios artistas, em especial, os que verão pela primeira vez as suas obras no palco. "Nunca tive um texto dramatizado", disse César Mamedio, 39 anos, formando do curso de Português-Italiano do Instituto de Letras. "Ainda não tinha participado de uma mostra como essa, o que me motiva a continuar a escrever", afirmou o escritor, que teve o conto "Crônica 1" e o poema "Rosa Morena" selecionados.

Segundo Raphael Giammatey, 22 anos, o evento também representa uma oportunidade para conhecer colegas de outros cursos. "Como os 'campi' da universidade são descentralizados, muitas vezes não temos esse contato mais próximo", observou o estudante de Turismo, que teve dois de seus três poemas escolhidos. "Eu mesmo vou interpretá-los, mas entrei em contato com a Oficina Social de Teatro (grupo que cuidará das dramatizações) para articularmos conjuntamente essa apresentação."

Pelo Museu do Ingá, local do evento, passarão filmes, shows de música e espetáculos, como o "Mamiwata", que une dança e teatro. " Mamiwata é uma deusa africana que chega ao Brasil como Iemanjá”, disse a professora de Produção Cultural do Polo Universitário de Rio das Ostras Denize Zenicola, explicando que esse mito feminino, metade peixe e metade mulher, é trazido para a cena contemporânea por atores e bailarinos do seu grupo de pesquisa. "É o momento para os talentos, que estão deslocados pela UFF, se reunirem. Esse projeto precisa ter continuidade, se expandir e se aprofundar dentro da universidade", defendeu Zenícola, coreógrafa e diretora do espetáculo.

O Museu do Ingá fica na Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói. A programação completa do Projeto Peixe Vivo pode ser conferida em www.centrodeartes.uff.br/peixevivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!