A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFF recebe
recomendações de órgãos do controle interno da Administração Pública
Federal quanto à necessidade de desenvolver ações alinhadas à Instrução
Normativa SLTI/MPOG nº 01/2010, sobre especificações para a aquisição
de bens e contratação de serviços e obras, por parte de órgãos
federais, que contenham critérios de sustentabilidade ambiental,
considerando também o descarte de produtos e matérias primas.
Por meio de sua Comissão de Governança e Segurança da Informação, a STI tem pesquisado soluções no mercado e em outras universidades sobre iniciativas em gestão da TI Verde. A intenção é que a STI, pelo monitoramento efetivo, possa assegurar a eficiência do parque de computadores da rede UFF e reduções de custos em energia.
Doação e descarte de lixo eletrônico
Atualmente a STI já trabalha com a Pró-Reitoria de Administração (Proad) com o objetivo de indicar equipamentos para doação e descarte. Sempre com a proposta de fornecer informações sobre o tema da sustentabilidade, a superintendência divulga à comunidade acadêmica uma ferramenta de busca, desenvolvida por uma organização externa, para o mapeamento e cadastramento de depósitos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo o Brasil.
Trata-se de um serviço de utilidade pública, que disponibiliza informações sobre os postos de coleta por meio de uma plataforma de fácil utilização, e auxilia na destinação correta do lixo eletrônico, ampliando o nível de conscientização da população. O acesso pode ser verificado no endereço www.e-lixo.org.
Comentários
Postar um comentário
Os comentários feitos no Blog da Biblioteca Central do Gragoatá são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.