Pular para o conteúdo principal

Centro de Artes UFF tem ampla programação de música erudita em dezembro

A programação de música erudita do Centro de Artes UFF para o mês de dezembro, promovida pelo Centro de Estudo e Iniciação Musical (Ceim-UFF), tem início sexta-feira, dia 7, com a palestra “Marcos Portugal - 250 anos de nascimento”, que será proferida pelo musicólogo inglês David Cranmer (Universidade Nova de Lisboa), especialista na vida e obra do compositor, e pelo maestro e pesquisador da música na corte brasileira, André Cardoso (UFRJ). Com duração de 90 minutos e entrada gratuita, o evento acontece a partir das 16h, no Solar do Jambeiro, Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói.

A palestra será ilustrada ao som de obras selecionadas de Marcos Portugal executadas por Eduardo Antonello (cravo), Kristina Augustin (viola da gamba) e Magda Belloti (soprano).

Coro Jovem da UFF

No dia 9 de dezembro, domingo, às 17h, o Coro Jovem da UFF se apresenta na Paróquia de São Judas Tadeu, em Niterói, interpretando uma série de composições relacionadas às celebrações natalinas. Regido por Márcio Paes Selles e com 48 integrantes, o Coro Jovem da UFF conta também com Peri Santoro, nos teclados, como corregente e acompanhador.

Com o mesmo o repertório natalino, o grupo faz nova apresentação no Clube Rio Cricket, em Niterói, dia 13, quinta-feira, às 19h.

Saxcoral Ceim-UFF

No dia 13, quinta-feira, às 18h, a convite do projeto Quinta e Ciência, o Saxcoral Ceim-UFF, mais recente conjunto musical criado no Ceim-UFF e dirigido pelo professor de saxofone Lincoln Castro, tem encontro marcado com o público na Biblioteca do Instituto de Física da UFF, Av. Gal. Milton Tavares de Souza s/n, 2-P, Campus da Praia Vermelha, Niterói.

Conjunto Música Antiga da UFF e Coro Jovem da UFF

Encerrando suas atividades no ano de 2012, o conjunto Música Antiga da UFF e o Coro Jovem da UFF apresentam o concerto de Natal no Solar do Jambeiro, em Niterói, dia 15, sábado, a partir das 17h, interpretando um repertório inteiramente dedicado ao espírito natalino. São canções medievais, renascentistas e contemporâneas, que contam um pouco das histórias e milagres em torno do nascimento de Jesus.

Quarteto de Cordas da UFF

No dia 18, terça, nos horários das 12h30 e das 19h, com duração de 60 minutos, o público tem encontro marcado com o Quarteto de Cordas da UFF, no Teatro 2 do Centro Cultural Branco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro. Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia para estudantes e maiores de 65 anos).

No programa, somente obras dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe e Radamés Gnattali.

Concerto de fim de ano dos alunos de piano do Ceim-UFF

Em única apresentação, os alunos de piano do Ceim-UFF executam o concerto de fim de ano, no dia 19, quarta-feira, às 17h30, na Biblioteca Central do Gragoatá, Rua Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá da UFF, São Domingos, Niterói. A entrada é gratuita.

O Ceim oferece também ao público outros cursos de instrumentos, como violão, violino, saxofone e trombone. E para demonstrar o talento dos melhores alunos nesses instrumentos, será promovido o concerto de fim de ano, no dia 20, quinta-feira, às 16h, no Auditório Macunaíma do Instituto de Letras da UFF, uma apresentação de encerramento do ano letivo com alunos das classes de violino (professora Carmelita Reis), violão e violoncelo (professora Mara Portela), saxofone (professor Lincoln Castro), leitura musical (professora Ana Beatriz Vergara), técnica vocal (professora Gabriel Szanto) e trombone (professor Sergio de Jesus).

O Auditório Macunaíma está situado no Instituto de Letras da UFF, Bloco B, Sala 405, Campus do Gragoatá, Rua Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Niterói. A entrada é gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

Mostra: Emoções em Movimento

A Biblioteca Central do Gragoatá, por meio do projeto #ocupabcg apresenta a "Mostra: Emoções em Movimento", de Yanam Queiroz, uma jovem artista preta, autodidata, nascida em São Gonçalo e graduanda em Serviço Social na UFF!!! No seu trabalho, através da arte abstrata ou figurativa, busca tratar de temas relacionados à espiritualidade e às diversas dimensões da existência humana, principalmente as que permeiam a vivência negra. Nesta mostra de arte, a artista utiliza dos movimentos e das cores para falar sobre sentimentos e conflitos da própria existência humana!! A mostra ficará em exposição no 1º piso da BCG, de 3 de abril a 5 de junho de 2023, venham conferir!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.