Pular para o conteúdo principal

Sensibiliza UFF participa de seminário sobre acessibilidade em Brasília

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – Sensibiliza UFF participou no dia 14 de março do Seminário Incluir – Acessibilidade no Ensino Superior, que ocorreu em Brasília. O congresso contou com mesas-redondas seguidas de debates e foi organizado pelo Ministério da Educação (MEC), a partir da iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Estiveram presentes no seminário duas representantes do Sensibiliza: a coordenadora do núcleo, Lucília Machado, e a coordenadora do curso de especialização Educação Especial e Inclusiva e da Escola de Inclusão, Cristina Delou.

O evento contou com a divulgação dos dados do Censo da Educação Básica que mostrou o crescimento de 358% nas matrículas de estudantes com deficiência nas universidades. Segundo a pesquisa feita pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, esses estudantes totalizavam o número de 5.078 pessoas em 2003 e, em 2011, atingiram a marca de 23.250 alunos.

A conquista representada por esse aumento foi celebrada no evento, mas ao mesmo tempo, foi ressaltada a importância de se pensar no acesso dos estudantes às instituições depois da matrícula. Com esse objetivo, a secretária da Secadi, professora Macaé Maria Evaristo, pontuou a necessidade da criação de núcleos de acessibilidade nas universidades federais. A diretora de Políticas de Educação Especial, Martinha Clarete Dutra, também falou de ações para garantir a acessibilidade e fez uma lista dos diversos aspectos que, na sua opinião, devem ser considerados quando se fala desse assunto.

Dentre essas ações estariam o planejamento e a execução orçamentária, a composição do quadro de profissionais, os projetos pedagógicos dos cursos, a infraestrutura, o atendimento aos alunos, a criação de sites e outras publicações, um acervo pedagógico e cultural, além da disponibilidade de materiais acessíveis. Segundo a diretora, caberia às Instituições Federais de Ensino Superior a conquista desses meios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!