Pular para o conteúdo principal

Comissão da Verdade é tema do UFF Debate Brasil

Luiza Peluso

“Comissão da Verdade, acerto com o passado” será o tema do próximo UFF Debate Brasil, no dia 31 de julho, às 18h, no auditório Macunaíma do Instituto de Letras, Campus do Gragoatá, Bloco B, São Domingos. A entrada é franca.

O evento contará com a presença do pesquisador e professor Bernardo Kocher, do Departamento de História da UFF; o escritor, jornalista e sociólogo João Batista de Abreu, professor de jornalismo do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) da UFF, e o advogado Fernando Dias, secretário-geral da OAB de Niterói e presidente da Comissão Municipal da Verdade do Município de Niterói.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada, há pouco mais de um ano, com objetivo de apurar as violações dos direitos humanos ocorridas de setembro de 1946 até a promulgação da Constituição, em 1988, período que inclui a ditadura de 1964 a 1985.

Niterói foi o primeiro município do estado a instituir a Comissão Municipal da Verdade, e os trabalhos subsidiam as comissões estadual e federal, resgatando memórias como a do estádio Caio Martins, um dos maiores presídios políticos do país.

O debate será transmitido ao vivo pela Unitevê, o canal universitário de Niterói e São Gonçalo (17 SIM TV), e pela Internet, em www.uniteve.uff.br e www.uff.br/webtv.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!