Pular para o conteúdo principal

Software criado na UFF ajuda na comunicação e socialização de crianças autistas

Aline Bonifácio

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento no qual a criança sente dificuldade em interagir socialmente, apresenta problemas para dominar a linguagem, comunicar-se e lidar com jogos simbólicos. Algumas crianças não conseguem estabelecer contato visual com as pessoas, nem com o ambiente e podem ser incapazes de aprender a falar. Quando conseguem desenvolver a fala, não a usam como ferramenta de comunicação. Em alguns casos, podem repetir frases inteiras completamente fora do contexto. Pensando nessa realidade, o pesquisador da UFF Gustavo Luís Furtado Vicente, desenvolveu o software meaVox para ajudar na socialização dos autistas, com plataforma a ser utilizada em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O nome meaVox indica “minha voz” e, de acordo com Vicente, é isso que pretende ser para todas as crianças que não conseguem se comunicar verbalmente.

Basicamente, a tela do meaVox apresenta uma estrutura em forma de células. Existem as células de identificação (com a figura de um rosto de menino), as células da agenda (com o desenho de um menino ao lado de um calendário), a célula “Eu Quero” e a célula “Eu Estou”. São definidos para cada célula individualmente a imagem, o texto, o som (a ser verbalizado), a cor de fundo e a posição que a célula irá ocupar na tela do dispositivo móvel. Ao clicar em uma das células, uma série de opções será disponibilizada. Assim, quando a criança escolher, no smartphone ou no tablet, a célula que representa Eu Quero, o meaVox irá apresentar as opções definidas; neste caso “beber”, “comer”, “brincar”, “ver” e “ir”. Para os demais comandos, há uma série diferenciada de outras opções.

O meaVox é resultado de estudos realizados dentro do Projeto Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas (Adaca), do Instituto de Ciências Exatas, no Polo Universitário da UFF em Volta Redonda. Em 29 de janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o registro do software e da logomarca meaVox. Este é o primeiro passo para que o software possa ser comercializado e venha a modificar a vida de um incontável número de pessoas. Outras informações sobre o desenvolvimento do meaVox podem ser acompanhadas no blog http://blogmeavox.blogspot.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Conservar para preservar: caminhos para manter a memória viva

Formulário de inscrição.

Horário de funcionamento da BCG

A Biblioteca Central do Gragoatá informa que devido à paralisação amanhã dia 10/11 e à greve dos servidores técnico-administrativos da UFF, seu horário de funcionamento será reduzido. Assim, o novo horário de funcionamento da BCG na paralisação e na greve será de 10 às 19h. Desde já agradecemos a compreensão de todos os usuários da BCG e desejamos um ótimo fim de semana!