Pular para o conteúdo principal

UFF e Prefeitura de Niterói inauguram primeiro ponto de acesso público de 'wi-fi' da cidade

Aline Bonifácio

Parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói, o projeto que integra o Programa Niterói Digital irá inaugurar nesta quarta-feira, em 10 de julho, às 15h30, na Praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos, o primeiro ponto de acesso público de internet sem fio (“wi-fi”). Qualquer pessoa portando um dispositivo móvel com tecnologia “wi-fi” (tablets, celulares, laptops) poderá acessar a internet gratuitamente nos arredores da praça.

Os alunos da UFF já foram cadastrados com um login e usarão a senha do sistema de identificação única da universidade (Iduff) para acesso. Os demais usuários deverão se cadastrar para receberem a senha por SMS. Nesta primeira fase, os pontos de acesso serão implantados também em outras duas praças, a Nilo Peçanha, em frente ao Campus da Praia Vermelha, e a praça Getúlio Vargas, em frente à Reitoria da UFF.

A intenção, em longo prazo, é oferecer 125 pontos de acesso gratuito sem fio de internet e tornar Niterói uma cidade inteligente. Está prevista a criação de uma rede cooperativa que interligará as residências dos moradores de Niterói e o sensoriamento da cidade, a fim de melhorar a qualidade de vida e a segurança dos moradores. O planejamento inclui a idealização de serviços como telecentros, centros de edição de vídeo e uma oficina de reaproveitamento de computadores.

Na cerimônia de inauguração deverão estar presentes o prefeito Rodrigo Neves, o vice-prefeito Axel Grael, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o reitor da UFF, Roberto Salles, e o vice-reitor, Sidney Mello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!