Pular para o conteúdo principal

UFF e Prefeitura de Niterói inauguram primeiro ponto de acesso público de 'wi-fi' da cidade

Aline Bonifácio

Parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói, o projeto que integra o Programa Niterói Digital irá inaugurar nesta quarta-feira, em 10 de julho, às 15h30, na Praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos, o primeiro ponto de acesso público de internet sem fio (“wi-fi”). Qualquer pessoa portando um dispositivo móvel com tecnologia “wi-fi” (tablets, celulares, laptops) poderá acessar a internet gratuitamente nos arredores da praça.

Os alunos da UFF já foram cadastrados com um login e usarão a senha do sistema de identificação única da universidade (Iduff) para acesso. Os demais usuários deverão se cadastrar para receberem a senha por SMS. Nesta primeira fase, os pontos de acesso serão implantados também em outras duas praças, a Nilo Peçanha, em frente ao Campus da Praia Vermelha, e a praça Getúlio Vargas, em frente à Reitoria da UFF.

A intenção, em longo prazo, é oferecer 125 pontos de acesso gratuito sem fio de internet e tornar Niterói uma cidade inteligente. Está prevista a criação de uma rede cooperativa que interligará as residências dos moradores de Niterói e o sensoriamento da cidade, a fim de melhorar a qualidade de vida e a segurança dos moradores. O planejamento inclui a idealização de serviços como telecentros, centros de edição de vídeo e uma oficina de reaproveitamento de computadores.

Na cerimônia de inauguração deverão estar presentes o prefeito Rodrigo Neves, o vice-prefeito Axel Grael, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o reitor da UFF, Roberto Salles, e o vice-reitor, Sidney Mello.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense