Pular para o conteúdo principal

Estudantes das Ifes têm até dia 15 para responder a questionário sobre perfil socioeconômico

Marcia Lomelino

Os alunos dos cursos de graduação presencial têm até 15 de dezembro para participar da Pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O formulário está disponível em www.perfil.ufu.br. Os estudantes da UFF que responderem à pesquisa concorrerão a dez IPads e a uma viagem acadêmica que serão sorteados em 2015 pela universidade.

Embora não seja obrigatória, a participação dos estudantes é fundamental para o planejamento de ações nas universidades. Os dados coletados irão balizar as ações de assistência estudantil nas instituições brasileiras e servirão, ainda, de parâmetro para a avaliação dos impactos da Lei de Cotas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“Conhecer o retrato dos nossos estudantes irá nos ajudar na formulação de políticas estudantis, de acordo com as necessidades constatadas”, explicou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça.

Segundo Mendonça, a última pesquisa realizada identificou, por exemplo, que os estudantes tinham dificuldade em administrar o tempo disponível para estudos. Com base nessa informação, a Proaes está preparando um curso para gerenciamento do tempo de estudo.

O projeto é coordenado pelo Centro de Pesquisa Econômica e Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

Preenchimento do questionário

Para preencher o formulário, o aluno precisa apenas informar seu CPF.

A pesquisa aborda aspectos socioeconômicos, como idade, sexo, estrutura familiar e nível de renda, e dados acadêmicos, como participação em iniciação científica. Também são considerados fatores como dificuldade de aprendizagem, depressão, ansiedade, uso de substâncias lícitas ou ilícitas, práticas esportivas, etc.

Todas as informações dadas pelos estudantes serão sigilosas. Os questionários respondidos vão ser encaminhados diretamente para o Centro de Pesquisa Econômica e Social da UFU, responsável pelo sistema.

A previsão é que os resultados da pesquisa sejam divulgados ainda no primeiro semestre de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!