Pular para o conteúdo principal

Acolhimento Estudantil 2015: UFF se prepara para receber novos alunos

Mia Nascimento e Patrick Rosa (Estagiários de Jornalismo)

Ingressar numa universidade federal é, sem dúvida, motivo de orgulho e muita comemoração. Pensando nisso, a UFF promove todos os anos o Programa de Acolhimento Estudantil. Realizado sempre nos dois primeiros dias de matrícula do primeiro e do segundo semestre, o evento objetiva apresentar os calouros ao meio acadêmico por meio de diferentes atividades permitindo, assim, que o aluno ingressante se sinta parte da universidade. Neste ano, o evento ocorre dias 3 e 4 de março, das 12h às 17h, no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça, destaca que a UFF é uma das poucas universidades federais do país a receber os novos estudantes no dia de sua matrícula de forma festiva. “Esse é o momento em que os alunos entram em contato com o seu curso e com os diversos projetos e oportunidades da universidade em que possa vir a participar”, ressaltou.

A Proaes realiza o evento desde 2007, e a média de público é de aproximadamente seis mil pessoas, dentre novos alunos, familiares, amigos e organização. O evento conta também com a presença de veteranos, que podem se inscrever como voluntários e participam das reuniões de organização e nos dias do programa, recepcionando os calouros e ajudando o aluno a se familiarizar com seu curso. Os voluntários recebem um certificado de participação que conta como atividade complementar no currículo do aluno. Os interessados devem entrar em contato com a Proaes.

Durante o evento, também ocorre a inscrição em disciplinas de muitos cursos. A Pró-Reitoria de Graduação participa do encontro recebendo os estudantes para fazer matrícula e encaminhá-los para a inscrição de disciplina com as coordenações. O setor também faz a análise de documento dos alunos com cota. Na última edição, 1,6 mil alunos cotistas participaram do Acolhimento.

Segundo a coordenadora de Apoio Acadêmico da Proaes, Helena Rodrigues Lopes, o evento proporciona a integração de todos os setores da universidade e possibilita a recepção dos novos alunos. “Informação, música e entretenimento poderão ser conferidos como parte da programação especial do Acolhimento”, disse.

Para evitar filas e tumulto, os calouros serão distribuídos nos dois dias em ordem alfabética para a realização da matrícula. Os alunos também terão a oportunidade de solicitar a carteirinha de estudante e se inscrever no Sistema de Identificação Única da UFF (Iduff).

O diferencial desta edição é a interatividade com foco no estudante que está chegando. A ideia é expor, nos Blocos A e B, uma feira de projetos com apresentação de todos os programas da UFF que beneficiam os alunos. Os estandes serão organizados em formato de barraca para permitir que o público possa circular com mais facilidade pelo evento. Apresentações culturais, karaokê e distribuição de brindes ocorrerão nos pilotis dos dois blocos.

O Programa de Acolhimento Estudantil ocorre apenas no município de Niterói. As unidades do interior organizam a matrícula e a recepção dos novos alunos de forma independente com auxílio da Proaes.

Confira a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!