Pular para o conteúdo principal

Acolhimento Estudantil 2015: UFF se prepara para receber novos alunos

Mia Nascimento e Patrick Rosa (Estagiários de Jornalismo)

Ingressar numa universidade federal é, sem dúvida, motivo de orgulho e muita comemoração. Pensando nisso, a UFF promove todos os anos o Programa de Acolhimento Estudantil. Realizado sempre nos dois primeiros dias de matrícula do primeiro e do segundo semestre, o evento objetiva apresentar os calouros ao meio acadêmico por meio de diferentes atividades permitindo, assim, que o aluno ingressante se sinta parte da universidade. Neste ano, o evento ocorre dias 3 e 4 de março, das 12h às 17h, no Campus do Gragoatá, São Domingos, Niterói.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça, destaca que a UFF é uma das poucas universidades federais do país a receber os novos estudantes no dia de sua matrícula de forma festiva. “Esse é o momento em que os alunos entram em contato com o seu curso e com os diversos projetos e oportunidades da universidade em que possa vir a participar”, ressaltou.

A Proaes realiza o evento desde 2007, e a média de público é de aproximadamente seis mil pessoas, dentre novos alunos, familiares, amigos e organização. O evento conta também com a presença de veteranos, que podem se inscrever como voluntários e participam das reuniões de organização e nos dias do programa, recepcionando os calouros e ajudando o aluno a se familiarizar com seu curso. Os voluntários recebem um certificado de participação que conta como atividade complementar no currículo do aluno. Os interessados devem entrar em contato com a Proaes.

Durante o evento, também ocorre a inscrição em disciplinas de muitos cursos. A Pró-Reitoria de Graduação participa do encontro recebendo os estudantes para fazer matrícula e encaminhá-los para a inscrição de disciplina com as coordenações. O setor também faz a análise de documento dos alunos com cota. Na última edição, 1,6 mil alunos cotistas participaram do Acolhimento.

Segundo a coordenadora de Apoio Acadêmico da Proaes, Helena Rodrigues Lopes, o evento proporciona a integração de todos os setores da universidade e possibilita a recepção dos novos alunos. “Informação, música e entretenimento poderão ser conferidos como parte da programação especial do Acolhimento”, disse.

Para evitar filas e tumulto, os calouros serão distribuídos nos dois dias em ordem alfabética para a realização da matrícula. Os alunos também terão a oportunidade de solicitar a carteirinha de estudante e se inscrever no Sistema de Identificação Única da UFF (Iduff).

O diferencial desta edição é a interatividade com foco no estudante que está chegando. A ideia é expor, nos Blocos A e B, uma feira de projetos com apresentação de todos os programas da UFF que beneficiam os alunos. Os estandes serão organizados em formato de barraca para permitir que o público possa circular com mais facilidade pelo evento. Apresentações culturais, karaokê e distribuição de brindes ocorrerão nos pilotis dos dois blocos.

O Programa de Acolhimento Estudantil ocorre apenas no município de Niterói. As unidades do interior organizam a matrícula e a recepção dos novos alunos de forma independente com auxílio da Proaes.

Confira a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!