Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Museus

Lançamento da 2ª edição da série será em Brasília, com a presença da ministra da Cultura

A ministra da Cultura Ana de Hollanda participa nesta quinta-feira (3), às 20 horas, no auditório do ParlaMundi, em Brasília, da cerimônia de lançamento da segunda edição da série Conhecendo Museus. A nova série contará a história de 52 museus brasileiros em documentários de 26 minutos produzidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.

Criado para democratizar o acesso aos museus e à cultura, o Programa Conhecendo Museus quer resgatar a memória brasileira através da promoção e divulgação de objetos, obras de arte e documentos que compõem os acervos dos museus brasileiros. A visita aos museus é guiada pela câmera, que percorre, assim como o visitante percorreria, todos os espaços que retratam a riqueza de nossa história.

Os filmes serão exibidos em canais educativos de televisão aberta e por assinatura, como os canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV, Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários também serão exibidos na TV Escola/MEC como material de apoio didático nas escolas do Programa Mais Educação.

Com a nova série, os telespectadores conhecerão a magia e o acervo de 52 museus espalhados por todo o país, sendo 28 na região Sudeste, 9 no Nordeste, 9 no Sul, 5 no Centro-Oeste e 3 na região Norte. A primeira série Conhecendo Museus gerou 15 documentários de unidades instaladas em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O papel estratégico da televisão no processo educativo e de difusão dos museus brasileiros tem um caráter fundamental na aproximação de seus acervos com a população e desta com a preservação da sua memória, da sua história”, avalia a ministra Ana de Hollanda.

Serviço

O material também será disponibilizado em portal na internet que, além dos vídeos, contará com fotos e conteúdos extras como agenda das atividades dos Museus e notas dos bastidores. O endereço da página é www.conhecendomuseus.com.br

O episódio de estreia apresenta o Museu do Futebol, localizado em São Paulo (SP), que será exibido pela TV Brasil e pelas 22 emissoras da Rede Pública de Televisão, no dia 8 de maio, (terça-feira), às 17h30 — com reprise no dia 12 de maio (sábado), às 15h30. Na sequência, serão exibidos os programas sobre o Museu de Arte Moderna (RJ), dia 15 de maio, o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (PR), dia 22 de maio, e o Museu das Bandeiras (GO) no dia 29 de maio.


(Ascom/MinC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!