Pular para o conteúdo principal

Identidade negra será debatida em seminário na UFF

A UFF realiza de 14 a 16 de junho o Seminário Patrimônio, Memória e Identidade Negra, no Campus do Gragoatá, Bloco D, térreo, São Domingos, Niterói. Dentre as principais atividades do seminário, estão conferências e mesas-redondas com pesquisadores e detentores de bens imateriais do Brasil, apresentação de trabalhos, reuniões de redes, além do lançamento de filmes e livros.

A UFF, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com comunidades jongueiras da Região Sudeste, articula desde 2007, no Programa de Pesquisa e Extensão Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu, ações de salvaguarda do jongo no Sudeste registrado, em 2005, como Patrimônio Cultural do Brasil.

Quem deseja escrever seu trabalho no seminário tem até o dia 24 de maio. Serão selecionados até dez trabalhos concluídos de mestrado ou doutorado sobre patrimônio cultural imaterial, que vão ser apresentados e debatidos nos painéis com os temas Patrimônio Imaterial e a Política Cultural e Patrimônio Cultural Imaterial: Mudanças e Permanências. Os participantes que não vão escrever trabalhos devem se inscrever e pagar uma taxa no Banco do Brasil.

Em 15 de junho, será realizada a 3ª Noite do Jongo, com uma grande roda de 64 lideranças jongueiras das 16 comunidades da Região Sudeste que integram o Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu.

Serão conferidos certificados de participação mediante controle de frequência nas atividades do seminário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!