Pular para o conteúdo principal

Um espaço virtual para o debate acadêmico de temas atuais

É a nova revista eletrônica da UFF, editada pela Superintendência de Comunicação Social (SCS), que acaba de ser lançada e que discute, em sua primeira edição, questões como a origem da violência (estaria no cérebro ou seria ela inerente às relações humanas); a obrigação dos governos na garantia da diversidade, como única forma de se garantir a segurança no cotidiano das cidades; a fantástica rede que envolve uma centena de especialistas da UFF para oferecer soluções ambientais modernas e customizadas, de acordo com as necessidades dos clientes externos.  Enfim, o debate vai de temas que dividem a opinião de especialistas, mas que ajudam a esclarecer e subsidiar as decisões dos leitores, até o levantamento de questões que, ainda que consensuais, incomodam a população e necessitam justamente de mais debates, como a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.

--> Acesse aqui a primeira edição da Revista UFF.

Os números da revista também poderão ser acessados pelo menu à esquerda da página principal da UFF, na seção "Mídias".

Nesse novo formato será possível incluir, nas matérias, elementos de multimídia, como vídeos com depoimentos dos especialistas, no caso de assuntos mais candentes, assim como links, som e gráficos animados, quando necessários para o melhor entendimento do assunto.

A revista, agora lançada, está acessível na página da UFF, à esquerda, e pode ser lida a partir de qualquer plataforma conectada à internet, como tablets, smartphones, smarttv ou computadores.  Para visualizar a revista, o usuário precisará ter instalado, nesses aparelhos, o programa Adobe Reader (gratuito e disponível no link http://get.adobe.com/br/reader/). Será possível também visualizar a revista em outros aplicativos, como o Foxit Reader (gratuito e disponível em http://www.foxitsoftware.com/Secure_PDF_Reader/).

A nova revista eletrônica substitui a antiga publicação em papel, o Jornal da UFF, e tem o propósito de se adequar aos novos tempos, de maior instantaneidade e interatividade.

Revista UFF herda tradição do extinto Jornal da UFF

A Revista UFF começa sua trajetória herdando a tradição do extinto Jornal da UFF, que foi publicado de dezembro de 2007 a setembro de 2010.  A antiga publicação era em formato impresso e tinha periodicidade trimestral. As versões digitais das edições podem ser consultadas em www.noticias.uff.br/jornaldauff.

Em 27 de abril de 2009, o Jornal da UFF ganhou o segundo lugar no “Destaque Andifes de Jornalismo das Ifes”, prêmio oferecido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) às melhores publicações das assessorias de comunicação. Dentre as 55 universidades federais concorrentes, a Universidade de Brasília (UnB) ficou com o primeiro lugar e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o terceiro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!