Pular para o conteúdo principal

Campanha faz prevenção ao câncer de mama em caninos e felinos

Mia Nascimento (Estágiaria de Jornalismo)

Assim como os humanos, animais de estimação também correm risco de desenvolver câncer. Um dos tumores mais comuns em cadelas e gatas é o câncer de mama. Para combater o desenvolvimento da doença, o Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho (Huvet) da UFF realizará campanha de prevenção ao câncer de mama em caninos e felinos. O evento ocorrerá durante todo o dia 6 de setembro, sábado, no Campo de São Bento, que fica entre as ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá e Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, Niterói.

A campanha é uma ação do Huvet vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, com o projeto "Atendimento clínico, cirúrgico e oncológico em veterinária". O espaço para o evento foi disponibilizado pela Prefeitura de Niterói.

Ciente de que a enfermidade pode ter cura se detectada precocemente, a campanha de prevenção terá como atividades o exame físico e a observação atenta dos animais. Uma vez feito o diagnóstico, será indicada a análise de ultrassom e raio-x para saber se o câncer não se espalhou (metástase) e fazer os procedimentos pré-cirúrgicos para tirar o tumor o mais breve possível.

Uma forma de prevenção ao desenvolvimento de câncer de mama é a castração precoce. De acordo com dados divulgados pela Faculdade de Veterinária, a castração realizada antes do primeiro cio em cadelas reduz o risco de desenvolvimento de tumor de mama para 0,05%, sendo que esse risco aumenta para 8% nas cadelas castradas após o primeiro cio e para 26% antes do terceiro cio. O atendimento precoce de cadelas e gatas portadoras de neoplasias mamárias possibilita o tratamento da doença e aumento de sua eficácia.

Bolsistas de extensão, monitores de iniciação científica, alunos de graduação e de pós-graduação (doutorandos, mestrandos e residentes) estão envolvidos no projeto, coordenado pelas professoras da Faculdade de Veterinária Maria de Lourdes Ferreira, Viviane Degani e Marcia Carolina Santos. A intenção do grupo de profissionais envolvidos com a campanha é que a ação seja repetida anualmente.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Maria de Lourdes Gonçalves, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de divulgar à comunidade (proprietários de animais, alunos de graduação e médicos veterinários) a importância do câncer, patologia mais frequente em cadelas e terceiro mais importante em gatas. "O assunto tem relevância nacional. Em São Paulo, inclusive, já foram feitas duas campanhas de prevenção à doença no Parque do Ibirapuera, e no Rio de Janeiro o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) firmou parceria com médicos veterinários em evento realizado na praia de Copacabana", afirma.

O setor de Cirurgia/Oncologia do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFF atende cadelas e gatas portadoras de neoplasia mamária (câncer de mama), além de cães e gatos portadores de outras neoplasias. O hospital fica na Avenida Almirante Ary Parreiras, 507, Santa Rosa, Niterói, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!