Pular para o conteúdo principal

Campanha faz prevenção ao câncer de mama em caninos e felinos

Mia Nascimento (Estágiaria de Jornalismo)

Assim como os humanos, animais de estimação também correm risco de desenvolver câncer. Um dos tumores mais comuns em cadelas e gatas é o câncer de mama. Para combater o desenvolvimento da doença, o Hospital Universitário de Medicina Veterinária Professor Firmino Marsico Filho (Huvet) da UFF realizará campanha de prevenção ao câncer de mama em caninos e felinos. O evento ocorrerá durante todo o dia 6 de setembro, sábado, no Campo de São Bento, que fica entre as ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá e Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, Niterói.

A campanha é uma ação do Huvet vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, com o projeto "Atendimento clínico, cirúrgico e oncológico em veterinária". O espaço para o evento foi disponibilizado pela Prefeitura de Niterói.

Ciente de que a enfermidade pode ter cura se detectada precocemente, a campanha de prevenção terá como atividades o exame físico e a observação atenta dos animais. Uma vez feito o diagnóstico, será indicada a análise de ultrassom e raio-x para saber se o câncer não se espalhou (metástase) e fazer os procedimentos pré-cirúrgicos para tirar o tumor o mais breve possível.

Uma forma de prevenção ao desenvolvimento de câncer de mama é a castração precoce. De acordo com dados divulgados pela Faculdade de Veterinária, a castração realizada antes do primeiro cio em cadelas reduz o risco de desenvolvimento de tumor de mama para 0,05%, sendo que esse risco aumenta para 8% nas cadelas castradas após o primeiro cio e para 26% antes do terceiro cio. O atendimento precoce de cadelas e gatas portadoras de neoplasias mamárias possibilita o tratamento da doença e aumento de sua eficácia.

Bolsistas de extensão, monitores de iniciação científica, alunos de graduação e de pós-graduação (doutorandos, mestrandos e residentes) estão envolvidos no projeto, coordenado pelas professoras da Faculdade de Veterinária Maria de Lourdes Ferreira, Viviane Degani e Marcia Carolina Santos. A intenção do grupo de profissionais envolvidos com a campanha é que a ação seja repetida anualmente.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Maria de Lourdes Gonçalves, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de divulgar à comunidade (proprietários de animais, alunos de graduação e médicos veterinários) a importância do câncer, patologia mais frequente em cadelas e terceiro mais importante em gatas. "O assunto tem relevância nacional. Em São Paulo, inclusive, já foram feitas duas campanhas de prevenção à doença no Parque do Ibirapuera, e no Rio de Janeiro o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) firmou parceria com médicos veterinários em evento realizado na praia de Copacabana", afirma.

O setor de Cirurgia/Oncologia do Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFF atende cadelas e gatas portadoras de neoplasia mamária (câncer de mama), além de cães e gatos portadores de outras neoplasias. O hospital fica na Avenida Almirante Ary Parreiras, 507, Santa Rosa, Niterói, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

Mostra: Emoções em Movimento

A Biblioteca Central do Gragoatá, por meio do projeto #ocupabcg apresenta a "Mostra: Emoções em Movimento", de Yanam Queiroz, uma jovem artista preta, autodidata, nascida em São Gonçalo e graduanda em Serviço Social na UFF!!! No seu trabalho, através da arte abstrata ou figurativa, busca tratar de temas relacionados à espiritualidade e às diversas dimensões da existência humana, principalmente as que permeiam a vivência negra. Nesta mostra de arte, a artista utiliza dos movimentos e das cores para falar sobre sentimentos e conflitos da própria existência humana!! A mostra ficará em exposição no 1º piso da BCG, de 3 de abril a 5 de junho de 2023, venham conferir!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.