Pular para o conteúdo principal

UFF sedia simpósio internacional sobre história pública

Mia Nascimento e Jéssica Rocha (Estagiárias de Jornalismo)

A UFF sediará, de 10 a 12 de setembro, o 2º Simpósio Internacional de História Pública, com o tema “Perspectivas da História Pública no Brasil”. O evento terá, dentre suas atividades, conferências, mesas-redondas, oficinas, apresentações orais em painéis temáticos e lançamentos de livros. O simpósio ocorre no Campus de Gragoatá, anfiteatro do Bloco O, São Domingos, Niterói.

"A característica do evento é a interface da História com o cinema, o jornalismo, o turismo, a música, o teatro, dentre outras áreas. A discussão da história pública já é quente em países como os Estados Unidos e Canadá, e está chegando agora aqui no Brasil, temos que pensar esse assunto da nossa maneira”, afirma a professora de História da UFF, Juniele Rabelo.

Um dos destaques é a participação, na conferência de abertura, da professora do Instituto de História Oral da Universidade de Columbia, Linda Shopes. A historiadora é uma das representantes da história pública internacional.

Organizado pela Rede Brasileira de História Pública, em parceria com o Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, o encontro tem como objetivo a realização de bienais e simpósios sobre história pública no Brasil. Em 2012, a primeira edição do evento chamado de Simpósio Internacional de História Pública: A História e Seus Públicos reuniu cerca de 600 participantes na Universidade de São Paulo.

Outras informações em simposio2014.historiapublica.com.br, no site da Rede Brasileira de História Pública - www.historiapublica.com - ou pelo e-mail rebrahip@gmail.com.

--> Confira a programação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!