Pular para o conteúdo principal

IBICT lança novas revistas científicas na área de CI

O IBICT está lançando duas revistas científicas na área de Ciência da Informação: a “P2P & Inovação” e a “Logeion: Filosofia da Informação”. O lançamento será feito no X Colóquio Habermas, que acontece no Rio de Janeiro nos dias 09 a 11 de setembro de 2014. Os novos periódicos são vinculados a dois grupos de pesquisa do Instituto.

A “P2P & Inovação” é vinculada ao Grupo de Pesquisa Economias Colaborativas e Produção P2P no Brasil. Sua missão é oferecer um espaço de reflexão e debate sobre experiências de produção colaborativa entre pares, levando-se em consideração seu caráter de inovação nos âmbitos cultural, social e político. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência, originais e inéditos, nos idiomas português, espanhol e inglês.

A “Logeion: Filosofia da Informação” é ligada ao Grupo de Pesquisa Filosofia e Política da Informação. Analisa a informação no âmbito dos usos sociais da linguagem, especialmente as mediações pelas tecnologias digitais de informação e comunicação decorrentes do cenário contemporâneo e as demandas atuais, como a teoria da informação, o trabalho com informação, as políticas de informação e comunicação e estudos epistemológicos e ontológicos do campo da informação e da comunicação. Publica artigos, resenhas e ensaios, originais e inéditos, nos idiomas português, espanhol e inglês.

As duas revistas serão lançadas no Colóquio Habermas 2014 que tem como tema “Representação, democracia e controle social”. O objetivo do colóquio é estimular o debate nacional e internacional sobre o pensamento de Jürgen Habermas, um dos filósofos e sociólogos que mais se preocupa com a questão de democracia e o Estado de Direito, em relação à política e sua relevância para pensar a política contemporânea. O evento ocorre nos dias 09 a 11 de setembro de 2014 no Auditório do CCET/Unirio, localizado na Avenida Pasteur, 458 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mais informações: http://coloquiohabermas.wordpress.com.

Conheça os sites das revistas:

Logeion: Filosofia da Informação - http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/fiinf

Conheça os grupos de pesquisa:

Economias colaborativas e produção P2P no Brasil - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8975887119635498
Filosofia e Política da Informação - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5493883951151974

Por
Eula D. T. Cabral (IBICT).

Fonte: E-mail recebido e encaminhado pela Coordenação de Bibliotecas da SDC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!