Pular para o conteúdo principal

Regulação da internet com foco nos direitos humanos reúne pesquisadores e estudantes da UFF

Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Pesquisadores, estudantes e ativistas estarão reunidos na UFF para discutir a possibilidade de governança global da internet a partir dos direitos humanos. Essa é a proposta do 3º Encontro do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge), a ser realizado dia 23 de setembro, das 14h às 20h, no auditório da Faculdade de Educação, Campus Gragoatá, Bloco D, São Domingos, Niterói.

Temas como privacidade, segurança e ativismo na rede, bem como o Marco Civil da Internet e os processos de regulamentação e regulação em curso no Brasil e no mundo, também serão abordados no encontro. O evento contará com a conferência de abertura do professor Luis Miguel Loureiro, da Universidade Lusófona do Porto, em Portugal, sobre o tema cibercultura e a esfera pública política. Na sequência, ocorre a mesa-redonda sobre o estado da arte do ecossistema de governança da internet com os pesquisadores Carlos Afonso (Instituto de Tecnologia & Sociedade Rio), Magaly Pazello (Emerge/UFF) e Sérgio Denicoli (Emerge/UFF).

Um painel com pesquisas de estudantes de pós-graduação e graduação apresentará análises com base em diferentes enfoques da internet. O debate a respeito da influência da internet no cotidiano e nas vozes das ruas, com o professor da USP Pablo Ortellado e o ativista João Carlos Caribé, do Movimento Mega Não, encerrará o evento. O coordenador do Emerge, Adilson Cabral, ressalta que debater sobre a regulamentação e a regulação da internet é contribuir para um melhor aproveitamento desse ambiente de comunicação.

O Emerge é grupo de pesquisa que atua junto ao Departamento de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano desde 2005. Produz pesquisas, publicações e eventos relacionados a processos de comunicação emergentes, inspirados na obra "Emergência", de Steven Johnson, definidos por se organizarem de baixo para cima e de modo adaptativo. Pensar, a partir dessa perspectiva e dos recentes movimentos sociais surgidos na e partir da internet, é um dos objetivos fundamentais do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!