Pular para o conteúdo principal

Regulação da internet com foco nos direitos humanos reúne pesquisadores e estudantes da UFF

Mia Nascimento (Estagiária de Jornalismo)

Pesquisadores, estudantes e ativistas estarão reunidos na UFF para discutir a possibilidade de governança global da internet a partir dos direitos humanos. Essa é a proposta do 3º Encontro do Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (Emerge), a ser realizado dia 23 de setembro, das 14h às 20h, no auditório da Faculdade de Educação, Campus Gragoatá, Bloco D, São Domingos, Niterói.

Temas como privacidade, segurança e ativismo na rede, bem como o Marco Civil da Internet e os processos de regulamentação e regulação em curso no Brasil e no mundo, também serão abordados no encontro. O evento contará com a conferência de abertura do professor Luis Miguel Loureiro, da Universidade Lusófona do Porto, em Portugal, sobre o tema cibercultura e a esfera pública política. Na sequência, ocorre a mesa-redonda sobre o estado da arte do ecossistema de governança da internet com os pesquisadores Carlos Afonso (Instituto de Tecnologia & Sociedade Rio), Magaly Pazello (Emerge/UFF) e Sérgio Denicoli (Emerge/UFF).

Um painel com pesquisas de estudantes de pós-graduação e graduação apresentará análises com base em diferentes enfoques da internet. O debate a respeito da influência da internet no cotidiano e nas vozes das ruas, com o professor da USP Pablo Ortellado e o ativista João Carlos Caribé, do Movimento Mega Não, encerrará o evento. O coordenador do Emerge, Adilson Cabral, ressalta que debater sobre a regulamentação e a regulação da internet é contribuir para um melhor aproveitamento desse ambiente de comunicação.

O Emerge é grupo de pesquisa que atua junto ao Departamento de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano desde 2005. Produz pesquisas, publicações e eventos relacionados a processos de comunicação emergentes, inspirados na obra "Emergência", de Steven Johnson, definidos por se organizarem de baixo para cima e de modo adaptativo. Pensar, a partir dessa perspectiva e dos recentes movimentos sociais surgidos na e partir da internet, é um dos objetivos fundamentais do projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!