Pular para o conteúdo principal

Banco Comunitário do Preventório comemora três anos

Fernanda Atalla (Estagiária de Estudos de Mídia)

O Banco Comunitário do Preventório fará comemoração de seu terceiro aniversário no dia 15 de novembro, das 9h às 15h, no anexo da UFF na Avenida Carlos Ermelindo Marins, em Charitas, Niterói.

O banco é a principal iniciativa da Associação para o Desenvolvimento Solidário do Preventório, com assessoria da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Iees) da UFF, com patrocínio da Ampla e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e gestão dos próprios moradores. O tripé universidade-empresa-comunidade gerou uma das maiores iniciativas para o desenvolvimento local de Niterói.

Além de ser gerido pela própria comunidade, o banco comunitário tem outro diferencial: uma moeda própria, conhecida como "moeda social" (prevês). Essa iniciativa se legitima pela autorização do Banco Central e uma portaria do governo federal aceitando seu uso. O objetivo é estimular o consumo interno dentro do próprio bairro, já que o banco parte da premissa de que com isso pode superar a pobreza, por meio de descontos oferecidos com essa moeda.

Outras informações pelo e-mail bancopreventorio@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!