Pular para o conteúdo principal

Memória & Informação

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove a palestra “História da encadernação e restauração de acervos bibliográficos: estatutos simbólicos e práticas escriturárias”, ministrada pela professora Ana Utsch, UFMG. O evento, que faz parte da série Memória & Informação, acontece no dia 19 de novembro, quarta-feira, às 14h30, na sala de cursos da FCRB. A entrada é Franca.

:: Ementa:

Ao nos interessarmos pelas práticas escriturárias que formalizaram os primeiros discursos que compõem o corpus textual da história da encadernação, identificamos a instabilidade dos estatutos simbólicos atribuídos aos documentos gráficos e aos seus modos de produção e salvaguarda, nas suas dimensões textuais e materiais. Tais práticas de escrita, constituídas sob o signo do artesanato e do iletrismo, marcaram uma forte distinção hierárquica entre prática e teoria, consolidando discursos e representações socioprofissionais que migraram para o universo da conservação-restauração de documentos gráficos. Dessa forma, além de analisar, através de documentos e estudos de caso, as origens desta herança socioprofissional, a presente conferência apresentará os resultados de um trabalho de pesquisa que tenta efetivar o diálogo estabelecido entre prática e teoria.

:: Sobre a palestrante:

Professora adjunta do Curso de Conservação-Restauração da Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Utsch coordena o Museu Vivo Memória Gráfica e o Laboratório de História do Livro, projetos desenvolvidos no Centro Cultural UFMG. Possui mestrado em História Cultural (2007) e doutorado em História Cultural pela École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris (2012). Como Pesquisadora Associada à Bibliothèque nationale de France desenvolve pesquisa sobre a história da restauração de acervos bibliográficos e da encadernação no Departamento de Conservação. Ainda nesta instituição, participou do programa de digitalização dos célebres manuscritos originais de Marcel Proust.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

Mostra: Emoções em Movimento

A Biblioteca Central do Gragoatá, por meio do projeto #ocupabcg apresenta a "Mostra: Emoções em Movimento", de Yanam Queiroz, uma jovem artista preta, autodidata, nascida em São Gonçalo e graduanda em Serviço Social na UFF!!! No seu trabalho, através da arte abstrata ou figurativa, busca tratar de temas relacionados à espiritualidade e às diversas dimensões da existência humana, principalmente as que permeiam a vivência negra. Nesta mostra de arte, a artista utiliza dos movimentos e das cores para falar sobre sentimentos e conflitos da própria existência humana!! A mostra ficará em exposição no 1º piso da BCG, de 3 de abril a 5 de junho de 2023, venham conferir!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.