Pular para o conteúdo principal

Memória & Informação

A série Memória & Informação promove, no dia 14 de agosto, às 14h30, a palestra “Memórias em risco: a contaminação microbiológica do acervo do Arquivo Histórico de Joinville”, ministrada pela restauradora Elisangela da Silva. O evento acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa e tem entrada franca.

:: Ementa:

Para um espaço de arquivo que guarda uma grande quantidade de acervo em suporte de papel e que tem como um dos principais objetivos a disseminação da informação, a preservação de suas coleções é motivo de constante preocupação para os seus profissionais. Dentre todos os agentes de deterioração dos acervos documentais, os micro-organismos são dos que constituem maiores riscos em menor tempo e podem gerar danos por vezes irremediáveis. A proposta da palestra é discutir, a partir da experiência do Arquivo Histórico de Joinville, que enfrentou uma séria contaminação por micro-organismos, os fatores que podem gerar esse tipo de situação, os problemas de degradação que ocorrem e os resultados do estudo laboratorial realizado para o tratamento do acervo da instituição.

:: Sobre a palestrante:

É mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE. Atua como conservadora/restauradora no Centro de Preservação de Bens Culturais desde 2001 onde desenvolve diversos projetos nas áreas de preservação de acervos para as unidades da Fundação Cultural de Joinville.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!