Pular para o conteúdo principal

Seminário "Sobre Sousândrade"

O setor de Filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa  (FCRB) promove, no dia 16 de agosto, das 10 às 18 horas, o seminário "Sobre Sousândrade". O evento, com entrada franca, acontece na sala de cursos da FCRB. Na ocasião, pesquisadores participarão das três mesas-redondas sobre o porta maranhense. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Luiz Costa Lima (PUC-Rio).

O seminário vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros e  propor um painel dos estudos mais recentes sobre o poema O Guesa (1867-1885) e seu autor. A perspectiva do evento é multidisciplinar, propondo uma revisão dos paradigmas de interpretação da obra sousândradina através de diferentes enfoques, englobando discussões sobre poesia e filosofia, poéticas da tradução, poesia romântica e cultura de massa, além de uma atenção às diferentes modalidades de deslocamento que configuram uma poética do espaço e da geografia nos cantos de O Guesa.

Organizadores: Flora Süssekind (FCRB), Tania Dias (FRCB) e Jussara Quadros (pesquisadora independente).

Manhã

:: 10h: Palestra:
Luiz Costa Lima (PUC-Rio):  O “Tatuturema” de Sousândrade e o Agronegócio”.

:: 11h: Mesa: “A errância, a terra”.
- Eduardo Sterzi (Unicamp) – o errante, a terra.
- Luiza Lobo (UFRJ) - Sousândrade: O Nômade Errante.
- Manoel Ricardo de Lima (UniRio) - Maranhão, a terra.
Mediação: Tania Dias (FCRB).

Tarde

:: 14h: Mesa: “Tradução, Perspectiva, Tradição Moderna”.
- Natalia Brizuela (University of California – Berkeley) - Comentário sobre três traduções de Sousândrade.
- Cilaine Alves Cunha (USP) - A Contemplação Polimórfica de O Guesa.
- Jussara Menezes Quadros (pesquisadora independente) - O Guesa: O Poema Longo e a Crise Moderna.
- Marco Thomas Bossard (Ruhr-Universität Borchum) - Performatividade e auralidade em O Guesa, ou da epopeia como meio de comunicação.
Mediação: Flora Süssekind (FCRB/UniRio).

:: 16h: Mesa: “Sousândrade e a América Latina”.
- Rachel Price (Princeton University) – Sousândrade e as Antilhas.
- Marília Librandi-Rocha (Stanford University) - Olvido, Ouvido, Ouver: Sousândrade e Sul Solar.
- Carlos Torres-Marchal (pesquisador independente) – Sousândrade e o Peru: O Canto XI de O Guesa.
Mediação: Jussara Quadros (pesquisadora independente).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!