Pular para o conteúdo principal

Seminário "Sobre Sousândrade"

O setor de Filologia da Fundação Casa de Rui Barbosa  (FCRB) promove, no dia 16 de agosto, das 10 às 18 horas, o seminário "Sobre Sousândrade". O evento, com entrada franca, acontece na sala de cursos da FCRB. Na ocasião, pesquisadores participarão das três mesas-redondas sobre o porta maranhense. A palestra de abertura será ministrada pelo professor Luiz Costa Lima (PUC-Rio).

O seminário vai reunir especialistas brasileiros e estrangeiros e  propor um painel dos estudos mais recentes sobre o poema O Guesa (1867-1885) e seu autor. A perspectiva do evento é multidisciplinar, propondo uma revisão dos paradigmas de interpretação da obra sousândradina através de diferentes enfoques, englobando discussões sobre poesia e filosofia, poéticas da tradução, poesia romântica e cultura de massa, além de uma atenção às diferentes modalidades de deslocamento que configuram uma poética do espaço e da geografia nos cantos de O Guesa.

Organizadores: Flora Süssekind (FCRB), Tania Dias (FRCB) e Jussara Quadros (pesquisadora independente).

Manhã

:: 10h: Palestra:
Luiz Costa Lima (PUC-Rio):  O “Tatuturema” de Sousândrade e o Agronegócio”.

:: 11h: Mesa: “A errância, a terra”.
- Eduardo Sterzi (Unicamp) – o errante, a terra.
- Luiza Lobo (UFRJ) - Sousândrade: O Nômade Errante.
- Manoel Ricardo de Lima (UniRio) - Maranhão, a terra.
Mediação: Tania Dias (FCRB).

Tarde

:: 14h: Mesa: “Tradução, Perspectiva, Tradição Moderna”.
- Natalia Brizuela (University of California – Berkeley) - Comentário sobre três traduções de Sousândrade.
- Cilaine Alves Cunha (USP) - A Contemplação Polimórfica de O Guesa.
- Jussara Menezes Quadros (pesquisadora independente) - O Guesa: O Poema Longo e a Crise Moderna.
- Marco Thomas Bossard (Ruhr-Universität Borchum) - Performatividade e auralidade em O Guesa, ou da epopeia como meio de comunicação.
Mediação: Flora Süssekind (FCRB/UniRio).

:: 16h: Mesa: “Sousândrade e a América Latina”.
- Rachel Price (Princeton University) – Sousândrade e as Antilhas.
- Marília Librandi-Rocha (Stanford University) - Olvido, Ouvido, Ouver: Sousândrade e Sul Solar.
- Carlos Torres-Marchal (pesquisador independente) – Sousândrade e o Peru: O Canto XI de O Guesa.
Mediação: Jussara Quadros (pesquisadora independente).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Piscina do Instituto de Educação Física está aberta ao uso da comunidade da UFF

O Instituto de Educação Física da UFF está disponibilizando sua piscina aquecida para professores, funcionários e alunos da universidade praticarem nado livre. Só poderão usar a piscina apenas aqueles que já souberem nadar, pois não haverá nenhum instrutor responsável pelo ensino de natação. Para ter acesso, os interessados deverão comparecer à secretaria do instituto para realizar inscrição e exame médico, levando uma foto 3x4 e carteira de estudante ou contracheque, a fim de comprovar vínculo com a universidade. Os exames poderão ser realizados às segundas, terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. O Instituto fica no Campus Esportivo do Gragoatá, na Rua Visconde do Rio Branco, s/n, São Domingos, Niterói. --> Consulte os horários para uso da piscina (nado livre). Fonte: UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)

Livro reúne contos e crônicas em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá

Com organização de Debora do Nascimento e Flávio Ferreira Júnior, “Entre livros, histórias e memórias: uma coletânea afetiva em comemoração dos 30 anos da Biblioteca Central do Gragoatá – UFF” (Eduff, 2025) reúne textos literários escritos por estudantes, egressos, servidores e prestadores de serviço da UFF sobre a temática “biblioteca”. A obra é fruto de um edital que selecionou contos e crônicas para integrar a publicação que celebra as três décadas de fundação da BCG, uma das 30 bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFF. Leia mais. Fonte: Universidade Federal Fluminense

Novas regras de uso do piano da BCG

As regras de uso do piano da Biblioteca Central do Gragoatá mudaram!!! Agora, não será mais preciso preencher o formulário para o uso com dias e horários fixos, basta assinar o termo de responsabilidade que fica na portaria, toda vez que o músico/pianista vier tocar, observando as seguintes regras: 📌O piano só pode ser tocado de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 17h às 20h; 📌Cada músico/pianista pode tocar o piano somente 1 hora por dia; 📌É necessário ter experiência musical em pianos, teclados e/ou outros instrumentos musicais; 📌O músico/pianista pode ser responsabilizado por danos materiais decorrentes da má utilização do piano e por informações falsas a respeito da experiência musical. É músico/pianista!? Então é só chegar e tocar aquela música boa!!