Pular para o conteúdo principal

Inest reúne especialistas em debate sobre a memória da ditadura militar no Brasil

O Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da UFF irá realizar em 25 de abril, às 10h, o debate “A velha e a nova direita e as disputas pela memória sobre a ditadura”, no Auditório Florestan Fernandes, Campus do Gragoatá, Bloco D, São Domingos, Niterói. O objetivo será discutir a maneira como, nos últimos anos, os setores conservadores, tanto civis quanto militares, da sociedade brasileira têm procurado reinventar a memória sobre o período ditatorial e sobre a repressão política.

Os conservadores tentam justificar a ditadura afirmando que ocorreu em nome da “defesa da pátria” ou dizendo que no Brasil a repressão foi mais “branda” que nos sistemas similares implantados nos países vizinhos. Criticam também os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, criada pelo governo federal para investigar os vários crimes e violações aos direitos humanos ocorridos no período entre 1946 e 1988 (a ditadura aconteceu entre 1964 e 1985).

Entre outras questões debatidas, os especialistas vão demonstrar que atualmente existe um fenômeno político relevante de crescimento das ideias de direita entre segmentos da juventude brasileira. Tem havido, inclusive, a tentativa de recriar a Arena, sigla do partido político “Aliança Renovadora Nacional”, criado em 1965, que apoiou o governo ditatorial. Recentemente, o assunto obteve grande repercussão na mídia nacional.

O evento contará com a participação de renomados historiadores, com vários livros e artigos publicados sobre o período ditatorial e a respeito do pensamento e dos movimentos de direita no Brasil. Os professores participantes serão Francisco Carlos Teixeira da Silva (UFRJ), Samantha Quadrat (UFF) e Ricardo Mendes (Uerj). Os interessados podem realizar as inscrições pelo site www.inest.uff.br/index.php/not/498-inest-realiza-evento-sobre-a-ditadura-militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mesa temática - História do Livro e da Biblioteca

A Biblioteca Central do Gragoatá informa sobre a sua 'mesa temática' que está localizada no 1º piso da biblioteca. Esta é mais uma das atividades que a BCG está promovendo em comemoração à "Semana Nacional do Livro e da Biblioteca". Venham conferir alguns dos títulos que contam a história do livro e da biblioteca!!!

12 de março - Dia do Bibliotecário!!!

Parabéns a todos os Bibliotecários que fazem dessa bela profissão um motivo a mais na ajuda ao próximo, trabalhando na organização e disseminação da informação, transformando-a em conhecimento. Fonte: Mensagem enviada por um colega Bibliotecário à Superintendente de Documentação da UFF.

Roda de conversa - Ex-líbris: a marca do dono do livro

Com o grande sucesso da exposição “ Niterói e os Ex-líbris ” e com o objetivo de promover a divulgação e o debate em torno dos ex-líbris, a Caçadora de Ex-líbris, a Biblioteca Central do Gragoatá e o Centro de Memória Fluminense convidam para a primeira 'Roda de conversa' sobre ex-líbris! Roda de conversa: Ex-líbris: a marca do dono do livro; Convidado: Luiz Felipe Stelling - Professor do IFRJ, pesquisador e colecionador de Ex-líbris; Tópicos: História dos ex-líbris, tipos de ex-líbris, sociedades de colecionadores e como se produzem os ex-líbris; Data: 29/09/23 - sexta-feira às 16h; Local: Biblioteca Central do Gragoatá - 1º piso. Evento presencial e gratuito, na ocasião haverá sorteio de brindes, não percam!!